O que

359 palavras 2 páginas
O que é: O gerenciamento de estoque abrange as atividades de planejamento, organização e controle, focando no fluxo de materiais e estoque na organização.
Por quê fazer: Muitas decisões enquadram-se no gerenciamento de estoque. Os sistemas de gerenciamento e controle dos estoques procuram viabilizar a produção, tornando-a mais rápida, agilizando a entrega, diminuindo os custos de fabricação e reduzindo a possibilidade de erros, que se for bem operacionalizada, será praticamente zero.
Curva ABC – A classificação de informações do controle de estoque

A Curva ABC é um método de classificação de informações a fim de se separar os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. E o que representam as letras A, B e C?
Classe A: Principais itens em estoque e de alta prioridade. 20% dos itens correspondem a 80% do valor.
Classe B: Itens que ainda são considerados economicamente preciosos. 30% dos itens correspondem a 15% do valor.
Classe C: 50% dos itens em correspondem a 5% do valor.
O ponto de recompra é denominado pelo nível de estoque disponível e quando este dá origem a um novo pedido.
O princípio contábil de Custo de Aquisição determina que se incluam no custo dos materiais e além do preço, todos os outros custos decorrentes da compra, e que se deduzam todos os descontos e bonificações eventuais recebidas.
Escolhendo o método de avaliação

O método de avaliação escolhido afetará o total do lucro a ser calculado para um determinado período contábil. Considerando que vários fatores podem fazer variar o preço de aquisição dos materiais entre duas ou mais compras (inflação, custo do transporte, etc.), surge o problema de selecionar o método que se deve adotar para avaliar os estoques.
Os metodos utilizados sao o PEPS, UEPS e o Custo Medio. Confira:
PEPS: Primeiro que Entra, Primeiro que Sai (first in, first out). No método PEPS, usa-se o custo do lote mais antigo quando da venda da mercadoria até que se esgotem as quantidades desse

Relacionados