O que é psedoconcreticidade?

492 palavras 2 páginas
Todos as análises de processos e de relações sociais são carregadas de interesses políticos ou seja não irá ser realizada uma pesquisa em determinado local aleatoriamente, tem um motivo ou vários para que se encaminhe a pesquisa para lá. Trazem também interesses econômicos, por exemplo, você não direcionar uma pesquisa de mercado para um local que não tem chances de dar certo, se você vai abrir uma grife não vai faze-lo em uma comunidade carente e do mesmo modo se for abrir um brechó não abrira em um condomínio de luxo.
Na política social não é diferente, mas diferente de uma pesquisa de mercado que os dados econômicos da região são levadas em consideração, as pesquisas sociais apesar de nos apresentar informações aparentemente concretas, se simplesmente nos deixar levar pela aparência, estaremos absorvendo apenas informações já carregadas por posicionamentos de outras pessoas, um grande exemplo disso é a televisão. Ao passar uma reportagem essa informação já foi “editada” por uma ou mais pessoas, além de ter a opinião oculta do posicionamento do jornalista, está opinião pode ser referente a interesses políticos ou econômicos, para que convença aos telespectadores a pensarem da mesma forma alienando-os. Digamos que uma emissora defenda um partido político que traria mais benefícios a ela caso administrasse o País, ela então tenderá a exibir apenas reportagens a seu favor e ocultar a maior parte das que irão contra.
Geralmente quando se discute política social irá se dizer dos processos que necessitam serem realizados com resultados gerados de dados feitos por pesquisas quantitativas, por exemplo: Uma cidade irá construir uma escola de educação infantil, então a prefeitura realiza uma pesquisa para saber onde há mais crianças de 0 a 5 anos sem estudar, definindo assim onde ela irá ser construída, ao olharmos a situação primeiramente iremos talvez pensar que esta área realmente necessita desta escola, mas se olharmos novamente e analisarmos iremos nos perguntar, é

Relacionados

  • Fundamentos metodologicos
    895 palavras | 4 páginas
  • Atividades avaliativas
    4787 palavras | 20 páginas