O que um algoritmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que um algoritmo?
Um algoritmo uma sequência que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.
Um algoritmo É um programa que realiza procedimentos para solucionar um problema. Formas deescrever um algoritmo os algoritmos são muito utilizados na área de programação, descrevendo as etapas que precisam ser efetuadas para que um programa execute as tarefas que lhe são designadas.



Quais a formas de representar um algoritmo?
Um algoritmo não tem uma regra especifica para se escrever não ele segue um padrão do usuário cada um escreve de sua maneira o importante e ser legível e que deipara entender pelo usuário final que vai estar em contato com ele. Muitas são as forma possíveis de serem utilizadas para a representação de um algoritmo. Entre elas pode-se citar o fluxograma, o pseudocódigo e o diagrama N-S.

Fluxograma

O fluxograma é um instrumento metodológico que permite mostrar a dinâmica de um processo. O fluxograma é uma representação gráfica do fluxo do processo etambém das operações que são feitas com as grandezas e as variáveis. Ele é um instrumento importante para a compreensão do funcionamento de um programa.

Diagrama N-S

O diagrama Nassi-Shneiderman também permite visualizar o fluxo de um programa. Ele essencialmente utiliza retângulos para descrever as ações do programa.

Representação de um Pseudocódigo

O pseudocódigo é formado por meio de comandosescritos que marcam o início e o fim de uma estrutura e utilizam retas verticais para dar destaque visual.

O que são tipos de dados? Quais suas funções:
Tipo de Dados
consiste em:
1. Um conjunto de valores domínio
2. Um conjunto de operações

Exemplo: O tipo de dado número inteiro, que aparece em várias linguagens de programação. Os valores que este tipo de dado pode assumir são:...-2,-1,0,1,2,...; as operações são muitas, dentre elas estão +,*,mod,etc.

Podemos dividir os tipos de dados em:
* Elementares
* Estruturados

Tipo de Dados Elementares
Os tipos de dados elementares são definidos de forma que não existe uma estrutura sobre seus valores.

Exemplos: Os tipos inteiros, caracteres, booleanos, etc, são exemplos de tipos elementares.

Tipo de Dados EstruturadosNos tipos de dados estruturados existe uma relação estrutural entre sues valores. Esta relação estrutural entre os valores será estudada posteriormente e podem ser classificadas como linear e não linear.

Exemplo: Um exemplo de tipo linear de dados são os arrays, presentes em muitas linguagens de programação.

Tipos Básicos é suas funções :
Os dados podem assumir cinco tipos básicos em C quesão:
* char: Caracter: O valor armazenado é um caractere. Caracteres geralmente são armazenados em códigos usualmente o código ASCII.
* int: Número inteiro é o tipo padrão e o tamanho do conjunto que pode ser representado normalmente depende da máquina em que o programa está rodando.
* float: Número em ponto flutuante de precisão simples. São conhecidos normalmente como números reais.
*double: Número em ponto flutuante de precisão dupla
* void: Este tipo serve para indicar que um resultado não tem um tipo definido. Uma das aplicações deste tipo em C é criar um tipo vazio que pode posteriormente ser modificado para um dos tipos anteriores.
O que uma variável? Quais são os princípios básicos para formação de nomes das variáveis?
Uma variável consiste em um elemento ao quallhe damos um nome e lhe atribuímos um determinado tipo de informação.

Existem regras, nas linguagens de programação, sobre como lidar com variáveis. Algumas exigem que você declare-as antes de usa-las, outras podem criar as variáveis dinamicamente. Você pode ter variável cujo valor não pode ser alterado. Você pode ter variável cujo valor, depende de algo externo ao programa. Você pode ter...
tracking img