Iracema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Divina Providencia

Fichamento
Capitaes da Areia
(Jorge Amado)

Peruibe – 2012

Aluno: Fabiana Miguel
Professor: André
Série: 1 E.M
Numero: 11

-Sumário:
* Intrudução....................................................pág.3
* Resumo.........................................................pág.4
* Síntese...........................................................pag.6
*Biografia.........................................................pág.8
* Análise............................................................pág.9
* Opinião Critica.................................................pág.12
* Conclusao........................................................pág.13
* Bibliografia......................................................pág.14-Introdução:

Este trabalho trata da análise da Obra Capitães da Areia, do autor, Jorge Amado, durante o periodo modernista, cujo o enredo gira em torno do socialismo comunista, ou seja, o livro fala sobre revoluções e tentativas de acabar com as diferenças sociais, tornando todos iguais e fazendo com que os pobres tenham mais direitos na sociedade. Capitães da Areia tenta abrir a mente do leitor para queeste veja as diferentes realidades vividas entre os pobres e os ricos; A obra abrange uma mistura de religiões Bahianas com a religião católica.
A exclusão social fica bastante visível no momento em que surge na Bahia uma epidemia de varíola, assim se alastrando, mas somente os mais necessirados acabaram morrendo, pois nao tinham dinheiro para comprar remédios e naquela época, os medicos atendiamá domicilio.

-Resumo:

Os Capitães da Areia é um grupo de meninos de rua. O livro é dividido em três partes. Antes delas, no entanto, via uma seqüência de reportagens e depoimentos, explicando que os Capitães da Areia é um grupo de menores abandonados e marginalizados, que aterrorizam Salvador. Os únicos que se relacionam com eles são Padre José Pedro e uma mãe-de-santo,Don'Aninha. O Reformatório é um antro de crueldades, e a polícia os caçam como adultos antes de se tornarem um. A primeira parte em si, "Sob a lua, num velho trapiche abandonado" conta algumas histórias quase independentes sobre alguns dos principais Capitães da Areia (o grupo chegava a quase cem, morando num trapiche abandonado, mas tinha líderes). Pedro Bala, o líder, de longos cabelos loiros e umacicatriz no rosto, uma espécie de pai para os garotos, mesmo sendo tão jovem quanto os outros, que depois descobre ser filho de um líder sindical morto durante uma greve; Volta Seca, afilhado de Lampião, que tem ódio das autoridades e o desejo de se tornar cangaceiro; Professor, que lê e desenha vorazmente, sendo muito talentoso; Gato, que com seu jeito malandro acaba conquistando uma prostituta,Dalva; Sem- Pernas, o garoto coxo que serve de espião se fingindo de órfão desamparado (e numa das casas que vai é bem acolhido, mas trai a família ainda assim, mesmo sem querer fazê-lo de verdade); João Grande, o "negro bom" como diz Pedro Bala, segundo em comando; Querido- de- Deus, um capoeirista amigo do grupo, que dá algumas aulas de capoeira para Pedro Bala, João Grande e Gato; e Pirulito, quetem grande fervor religioso. O apogeu da primeira parte é dividido em, quando os meninos se envolvem com um carrossel mambembe que chegou na cidade, e exercendo sua meninez; e quando a varíola ataca a cidade, matando um deles, mesmo com Padre José Pedro tentando ajudá-los e se indo contra a lei por isso. A segunda parte, "Noite da Grande Paz, da Grande Paz dos teus olhos", surge uma história de amorquando a menina Dora torna-se a primeira "Capitã da Areia", e mesmo que inicialmente os garotos tentem tomá-la a força, ela se torna como mãe e irmã para todos. (O homossexualismo é comum no grupo, mesmo que em dado momento Pedro Bala tente impedi-lo de continuar, e todos eles costumam "derrubar negrinhas" na orla.) Professor e Pedro bala se apaixonam por ela, e Dora se apaixona por Pedro...
tracking img