O que significa mitologia grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mito é uma palavra grega que significa, literalmente: fábula (mytho) e tratado (logos). E o que vem a ser mitologia? Mitologia retrata as histórias de cerimônias,cultos e mistérios, em que os pagãos reverenciavam os seus deuses e heróis. Além de descrever as aventuranças de filhos de divindades com mortais, a mitologiaapresentava a trajetória religiosa dos gregos, tornando-se um dos fatores de união do povo, em que deuses eram homenageados em festivais.

Mistura de poesia e formas depensamento, os mitos ajudavam os gregos a compreender o Universo e a condição humana. Muitas dessas lendas da mitologia grega ainda causam fascinação nas pessoas,atualmente. Um outro objetivo priorizado pelos gregos, ao criar os mitos, era o de preservar a memória histórica do povo.

Por meio dos mitos, os gregos buscavam respostaspara os problemas e dúvidas do dia a dia, procurando se comunicar com os deuses. E, como há três mil anos não havia explicações científicas para os fenômenos danatureza, acontecimentos históricos, fatos políticos, econômicos ou sociais, era bastante comum que fossem criadas histórias que trouxessem algum significado, sendotransmitidas, principalmente, por meio da literatura oral. Para sanar seus questionamentos, os gregos consultavam os oráculos. A transmissão de respostas era feita porsacerdotisas conhecidas como pitonisas. Um oráculo bastante famoso foi o de Delfos, do deus Apolo.

O conjunto de mitos, entidades divinas ou fantásticas e lendas dãoorigem à mitologia grega. Essas histórias têm como principais fontes a “Teogonia” de Hesíodo e a “Ilíada e Odisseia” de Homero, ambas escritas no séc. VIII a.C.
tracking img