O que sao recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ADMINISTRAÇÃO NA TEORIA E NA PRÁTICA  SEGUNDO PETER DRUCKER:
uma introdução 
 
“Transformar a informação em conhecimento e este em ação efetiva é a função específica  do administrador e da administração.”
"O trabalho de um administrador deve basear-se em uma tarefa a ser cumprida para atingir os objetivos da empresa... o administradordeve ser comandado e controlado pelo objetivo do desempenho, não por seu chefe."
"A essência da administração é o ser humano. Seu objetivo é tornar as pessoas capazes do desempenho em conjunto, tornar suas forças eficazes e suas fraquezas irrelevantes, Isso é a organização, e a administração é o fator determinante."
“A administração é oórgão específico e distintivo de toda e qualquer organização.”
“A administração existe em função dos resultados da instituição. Tem de começar com os resultados pretendidos e de organizar os recursos da instituição de modo que atinja esses resultados. É o órgão que faz com que a instituição – empresa, universidade, hospital, abrigo para mulheres vítimas da violênciadoméstica – seja capaz de produzir resultados fora dela própria.”
     Peter Drucker.  

     Nascido em 1909 em Viena, detentor de um pensamento lógico infalível, considerado, sem dúvida, o maior pensador, teórico e guru da área de administração. Suas teorias, métodos e conselhos são aplicados e estudados tanto por altos executivos como aspirantes a gerentes. 
     Para DRUCKER (2001) a administraçãoé prática como a medicina, a advocacia e a engenharia, apoiando-se sobre uma teoria, que precisa ter o rigor científico. Essa prática consiste em aplicação, focando-se no específico, no caso singular e exige experiência e intuição. É necessário ter  conhecimentos científicos e teóricos consistentes assim como ter o “olho clínico”. Devemos saber “por que fazer”, “ o que fazer” e “como fazer”.      A prática da administração exige o conhecimento da organização inteira, permitindo a compreensão dos reflexos que as decisões e ações dos administradores têm sobre toda a organização. As organizações são regidas por  aspectos de natureza humana e social, pela confiança, pelo entendimento mútuo e pela motivação. 
     DRUCKER (2001) não enfatiza o “capital” e o “trabalho” como recursos deprodução, mas a “administração” e o “trabalho”, considerando o administrador como o elemento dinâmico e essencial de qualquer empresa. É ele quem determina, através da qualidade e do desempenho do seu trabalho, o sucesso e a sobrevivência das empresas. Considera a administração como um órgão da sociedade que deve ser capaz de transformar os recursos de produção, promovendo o seu progresso econômicoorganizado. 
     O que é administração ? 
     Importante afirmar que administração não é administração de empresas. A administração é pertinente a todo o tipo de empreendimento humano que reúne, em uma única organização, pessoas com diferentes saberes e habilidades, sejam vinculadas às instituições com fins lucrativos ou não.  A administração precisa ser aplicada aos sindicatos, às igrejas, àsuniversidades, aos clubes, agências de serviço social, tanto como nas empresas, sendo responsável pelos seus desempenhos. 
     Segundo DRUCKER (2001), os administradores que  entenderem  os princípios essenciais da administração e trabalharem por eles orientados, serão bem-formados e bem-sucedidos. Ele apresenta os seguintes princípios: 
      “• A administração trata dos seres humanos. Suatarefa é capacitar as pessoas a funcionar em conjunto, efetivar suas forças e tornar irrelevantes suas fraquezas. É disso que trata uma organização, e esta é a razão pela qual a administração é um fator crítico e determinante. Hoje em dia, praticamente todos nós somos empregados por instituições administradas, grandes ou pequenas, empresariais ou não. Dependemos da administração para nossa...
tracking img