O que gera violencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tarefa: O que gera a violência
A violência, no mundo contemporâneo, assusta choca e desafia. Manifesta-se de várias formas, classificadas como violência doméstica, familiar, urbana,Consideramos violência tudo aquilo que fere, destrói, agride ou machuca as pessoas - ações que não preservam a vida e/ou prejudicam o bem estar tanto individual quanto social.
A violência tem “muitascaras, algumas disfarçadas de tradição, outras de moralidade, outras sem disfarce algum, mas sempre carregadas de algum tipo ou quantidade de poder que lhes permitam violentar em alguma extensão” sóexiste através do homem, não é exterior a ele, o homem é o responsável pela violência, trazendo no seu íntimo a “experiência de que é capaz de exercer ele próprio a violência para com outrem”.Podemos categorizar a violência seguindo os seguintes critérios:
➢ A violência pode ser tanto física (quando ações ou comportamentos põem em risco a integridade física do indivíduo - ex. soco,chute, uso de armas) como simbólica (quando as ações e comportamentos trazem riscos à integridade psíquica e emocional do indivíduo - ex. ironia, intimidação, humilhação);
➢ A violência podeser tanto intencional (quando a pessoa que comete o ato violento tem a intenção e sabe que está agredindo outra pessoa ou grupo - ex. briga, xingamento) como não intencional (quando a pessoa que cometeo ato violento não quer ou não tem a intenção de cometê-lo - ex. uma falta mais violenta em um jogo de futebol; machucar alguém em um acidente de trânsito);
➢ A violência pode ser tanto "macro"(quando suas conseqüências atingem um grande número de pessoas - ex. o crime organizado, a fome, a corrupção, exclusão) como "micro" (quando suas conseqüências são sentidas nas relações cotidianas,pessoais, nos indivíduos - ex. agressão verbal, agressão física, "pressão da turma").




É preciso lembrar que a violência apresenta-se sempre multifacetada, envolvendo, em sua gênese e...
tracking img