O que faz o brasil, brasil?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
CURSO DE GRADUAÇÃO
CIÊNCIAS SOCIAIS
LEITURAS ANTROPOLÓGICAS DE BRASIL

O QUE FAZ O brasil, BRASIL?

Porto Alegre
2011

INTRODUÇÃO
Através do livro O que faz o brasil, Brasil?, Roberto da Matta apresenta alguns fatores que explicam a identidade brasileira. Segundo ele, é por meio da relação com nossos familiares, a forma como vemoso trabalho, ou quando nos movimentamos pela rua – espaço onde somos contrariados e anônimos -, a maneira como nos relacionamos enquanto raças, a culinária, o modo como enxergamos as mulheres, as nossas festividades – sejam elas de ordem ou da desordem -, a malandragem, o jeitinho como fugimos de algumas situações e os vários caminhos que seguimos para encontrar a Deus, é que nos identificamenquanto brasileiros.














CAPÍTULO 1 – O QUE FAZ O bRASIL, BRASIL? – A QUESTÃO DA IDENTIDADE
Para iniciar o capítulo, Roberto da Matta julga como essencial a distinção entre o brasil com b minúsculo e de um outro com B maiúsculo.
Segundo o autor, o brasil com b minúsculo remete a um tipo de madeira de lei, uma coisa que morre, assim como alguns teóricos doséculo XIX acreditavam que aconteceria com o Brasil, por que viam na mistura de raças a degeneração e a morte biológica, psicológica e social. Mas o Brasil com B maiúsculo é algo mais complexo, é um país, local geográfico, fronteira reconhecida internacionalmente, cultura. É uma entidade viva, que está em toda parte, nas leis, política, economia, no idioma oficial, na roupa que vestimos, na casa ondemoramos, nas mulheres, na religião, nos jogos espertos, no carnaval, na comida farta, na pobreza estrutural, no hino sagrado e também no “jeitinho” brasileiro de lidar com algumas situações, ou seja, o Brasil pode ser encontrado em toda parte, conforme a frase do autor: “[...] Onde quer que exista um brasileiro adulto, existe com ele o Brasil.”.
Roberto da Matta determina como o ponto de partidade seu ensaio a seguinte questão: “[...] Assim o ponto de partida deste ensaio é o seguinte: tanto os homens como as sociedades se definem por seus estilos, seus modos de fazer as coisas. Se a condição humana determina que todos os homens devem comer, dormir, trabalhar, reproduzir-se e rezar, essa determinação não chega ao ponto de especificar também que comida ingerir, de que modo produzir, comque mulher (ou homem) acasalar-se e para quantos deuses ou espíritos rezar.”. Com essa afirmação o autor define claramente o conceito de identidade, pois embora todos os homens devam realizar algumas atividades indispensáveis a vida, a forma como cada um deles põe em prática é distinta, imprimindo nelas a sua identidade. Somando estes vários fatores citados anteriormente, forma-se uma sequência queé capaz de identificar uma sociedade.
O autor ainda indica dois modos de construir a identidade brasileira, um deles é o quantitativo onde utilizamos dados precisos: as estatísticas demográficas e econômicas como, por exemplo, o PIB, PNB, os números de renda per capita e inflação. Essa classificação nos permite construir uma identidade social moderna, de acordo com os critérios estabelecidos apartir da Revolução Industrial e da Revolução Francesa (esses critérios revelam o Brasil que tanto nos espanta e apavora). Mas também somos classificados por outro critério, o da música envolvente, da comida deliciosa, ou seja, dados qualitativos. Portanto a identidade brasileira se constrói duplamente, de um lado ela é moderna e eletrônica, de outro é antiga e trabalhada por anos.CAPÍTULO 2 – A CASA, A RUA E O TRABALHO
Em qualquer cidade brasileira existe um movimento rotineiro que consiste em deslocar-se de casa para o trabalho, do trabalho para a casa. O capítulo 2 do livro de Roberto da Matta trata de distinguir estes ambientes, e também, a rua, que é a intermediação desta rotina.
A casa é uma dimensão da vida social permeada de...
tracking img