Trab junta comercial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Junta comercial
Capa

Sumario ou Índice
1
2
3
4

Introdução : Missão e Visão das Juntas , e Historias de como eles surgiram cada uma
Meio do trabalho: o que e o que faz uma junta comercial ...
Detalhar o que faz as juntas comerciais e quais são os benefícios da junta comercial para a população ....

INTRODUÇÃO
JUCEC (JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO CEARÁ)
HISTÓRICOCriada pelo Decreto nº 6.384, de 30 de novembro de 1876, e instalada no ano seguinte, a Junta Comercial do Ceará completará, no dia 9 de maio de 2009, 133 anos de existência.
Através da Lei nº 9.781 de 29 de novembro de 1973, a Junta Comercial foi transformada em Autarquia Estadual, ficando vinculada tecnicamente e normativamente ao Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC) eadministrativamente ao Governo do Estado do Ceará.
A Junta Comercial do Estado do Ceará iniciou suas atividades no prédio do Tribunal da Relação, sua segunda sede foi no Palácio Guarani, localizado à época, no cruzamento das Ruas Barão do Rio Branco e Senador Alencar, funcionando posteriormente no Palácio do Comércio, no 3º andar conhecido como prédio da FACIC. Em março de 1985 passou a funcionar em sua sedeprópria, localizada na Rua, 25 de Março, 300, esquina com Costa Barros, onde até hoje está instalada.
Ao longo de sua existência, a JUCEC, hoje presidida pelo Advogado Ricardo Luiz Andrade Lopes, já teve 19 presidentes. O primeiro foi Joaquim da Cunha Freire - o Barão de Ibiapina. O Barão foi presidente durante 47 anos consecutivos: de 1877 a 1924.
Considerada modelo entre as demais JuntasComerciais do país na prestação de serviços aos seus clientes, a JUCEC tem constantemente buscado cumprir o compromisso de continuar prestando um bom serviço à sociedade empresarial cearense, com o máximo de agilidade, mas, com eficácia, eficiência, segurança, ética, transparência e credibilidade.
A Junta Comercial do Estado do Ceará possui atualmente 4 Núcleos Regionais sediados em Sobral, Crato,Juazeiro do Norte e Russas e cinco Postos de atendimentos nas cidades de  Iguatu,  Tianguá, Quixeramobim, Camocim  e Crateús.
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Junta comercial Minas Gerais
-------------------------------------------------
Missão e Valores
Missão
Executar e administrar, no Estado, os serviços próprios do Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins, segundo o disposto na legislação federal, bem como fomentar, facilitar e simplificar o registro de empresas e negócios, em consonânciacom as políticas de desenvolvimento social e econômico do Estado.

Valores
-------------------------------------------------
Comprometimento
Atuar com qualidade, eficiência, agilidade e segurança jurídica na prestação de seus serviços.
História
A criação da Real Junta do Comércio, por Dom José I, em 30 de setembro de 1755, em substituição à Mesa dos Homens de Negócio, é o primeiro registroda criação das juntas comerciais, coincidindo com uma certa relativização da autonomia corporativa dos comerciantes, que coincide com o exato momento em que a junta do comércio passava a integrar o sistema geral de governança do Império Português.
À época, a Junta era órgão do reino e sendo o Brasil mero domínio de Portugal, não havia participação direta na gestão do comércio, isso até 1808, coma transferência da Corte em 23 de agosto de 1808, marco da criação da Real Junta de Comércio.
A Independência e mais tarde a Constituição outorgada de 1824 confirmaram um direito mercantil brasileiro como ramo relativamente definido de direito privado, despido em parte do ideário liberal da autonomia dos privados.

O Decreto nº 738/1850 criou no Brasil os Tribunais do Comércio, incumbidos...
tracking img