O que faz brasil, brasil? cap. 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro O que faz brasil. Brasil? de DaMatta é dividido em 8 capítulos, que fala basicamente sobre como é formada a identidade brasileira.

O autor é considerado um dos grandes nomes das CiênciasSociais brasileiras, DaMatta é autor de diversas obras de referência na Antropologia, Sociologia e Ciência Política, como Carnavais, Malandros e Heróis, A casa e a rua ou O que faz o brasil, Brasil?.O autor começa a obra com uma analise da questão da identidade brasileira. Explicando no inicio do livro o título, expondo as diferenças entre brasil com “b” minúsculo que é um tipo de madeira, algosem vida que não pode se reproduzir como sistema e o Brasil com o “B” maiúsculo é país, cultura, local geográfico, fronteira e território reconhecidos internacionalmente, e também casa, pedaço dechão calçado com o calor de nossos corpos, lar. Mostrando que o “jeitinho malandro” (de conseguir coisas, perante a lei) é aceito no nosso sistema. Nesse primeiro capítulo o autor descrimina muito bem asdiferenças da palavra BRASIL (com “b” minúsculo e com “B” maiúsculo), e quando o mesmo expõe sobre o “jeitinho malandro”, mostrando o que realmente acontece no nosso sistema.

No segundo capítuloDaMatta discute sobre a casa, a rua e o trabalho, explicando como acontece o ciclo, e falando o real valor de cada uma dessas palavras. Quando o autor trata da casa, ele não fala da estrutura física, esim de um espaço profundamente totalizado numa forte moral. Uma dimensão da vida social permeada de valores e de realidades múltiplas. A rua é o fluxo da vida, com suas contradições, durezas esurpresas, está certamente na rua, onde o tempo é medido pelo relógio e a história se faz acrescentando evento a evento numa cadeia complexa e infinita. Sendo que as regras na casas podem ser quebradasfacilmente, mas na rua se você as quebras, vai sofrer punições severas do estado. Mas, além disso, tudo, a rua é um espaço que permite a mediação pelo trabalho o famoso “batente”, nome já indicativos...
tracking img