O quarto do filho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“O quarto do filho: alguns desdobramentos psicanalíticos”

“O Quarto do Filho”, filme que apresenta a vida de Giovanni, um psicanalista de classe média, que vive e trabalha em Ancona, uma pequena cidade a beira-mar na Itália. Ele é casado com Paola e tem dois filhos: Irene e o púbere Andrea. Sua vida decorre pacífica, dividida entre a família e a clínica. Seu dia a dia no consultório émarcado pela “tranqüilidade” com que ele escuta seus clientes, e a “garantia” com a qual ele lida com os desafios impostos pelos mesmos.
Entre os clientes há um homem que se sente empenhado a cometer suicido, mesmo que não saiba o porquê desse impulso; uma senhora que sofre um distúrbio obsessivo compulsivo com datas; um homem que não consegue sentir desejo sexual por sua mulher, mas que é umcompulsivo sexual fora de casa o que lhe gera um grande sofrimento, entre outros casos de neuroses.
“Você não é responsável por tudo o que acontece”, diz o psicanalista a um de seus clientes. Mas, e sempre existem os “mas”, a perfeição enfrenta os desafios menos aguardados. Giovanni se vê face a face com sua própria tragédia, num domingo após retornar de um atendimento de urgência na casa de um deseus pacientes, aquele que queria atentar contra sua vida, lhe é anunciado a morte do seu filho num acidente de mergulho no mar Adriático.
A partir desse momento Giovanni se torna impossibilitado de controlar a crise que se instala em sua casa e desestrutura suas relações familiares. O psicanalista que ajudava aos outros entra em crise com a profissão e não consegue mais trabalhar. A culpa, emcontradição com que ele afirma acima, começa a consumir seus pensamentos por não haver impedido a morte de seu filho. Pensava que se não tivesse ido atender seu cliente e aceitado a proposta que seu filho havia feito para correrem juntos, ele estaria vivo.
Discorrendo os textos freudianos que nos fora propostos, “Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise” e “Observações sobre o amortransferencial (Novas recomendações sobre a técnica da Psicanálise”, e, pensando em nossa atuação como estagiários-terapeutas na clínica, penso oportuno ressaltar algumas falhas notadas no filme e que, uma vez refletida a partir dos textos acima, não devem acontecer durante as sessões com base psicanalítica.
1. Manter a “atenção uniformemente suspensa” (atenção flutuante) – ”Ele devesimplesmente escutar e não se preocupar se está lembrando de alguma coisa”. “Equívocos neste processo de recordação ocorrem apensas em ocasiões e lugares em que nos achamos perturbados por alguma consideração pessoal...”
2. “Não posso aconselhar a tomada de notas integrais, a manutenção de um registro estenográfico etc, durante as sessões analíticas.
3. “... o sentimento mais perigoso para umpsicanalista é a ambição terapêutica de alcançar, mediante este método novo e muito discutido, algo que produza efeito convincente sobre as pessoas. Isto não apenas o colocará num estado de espírito desfavorável para o trabalho, mas torná-lo-á impotente contra certas resistências do paciente, cujo restabelecimento, como sabemos, depende primordialmente da ação de forças nele”.
4. O terapeuta “devevoltar seu próprio inconsciente, como um órgão receptor, na direção do inconsciente transmissor do paciente”.
5. “Poder-se-ia esperar que seria inteiramente permissível e, na verdade, útil, com vistas a superar as resistências do paciente, conceder-lhe o médico um vislumbre de seus próprios defeitos e conflitos mentais e, fornecendo-lhe informações íntimas sobre sua própria vida, capacitá-loa pôr-se ele próprio, paciente, em pé de igualdade”. “Torna-o ainda mais incapaz de superar suas resistências mais profundas e, em casos mais graves, invariavelmente fracassa, por incentivar o paciente a ser insaciável: ele gostaria de inverter a situação, e acha a análise do médico mais interessante que a sua. A solução da transferência, também - uma das tarefas principais do tratamento -, é...
tracking img