O programa 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação



O Programa 5S é geralmente apresentado como uma ferramenta cujo objetivo é a melhoria da aparência dos ambientes de trabalho. Em nosso caso específico, dos canteiros de obras da construção civil.
Contudo, para os que são capazes de olhar além, o Programa 5S é muito mais do que uma ferramenta de apoio. Ele tem uma nobre missão: atingir, de uma forma lúdica,alguns aspectos culturais da organização e, desta forma, estimular a evolução de pensamentos e comportamentos a níveis mais adequados, produtivos e úteis para a geração de um clima organizacional mais saudável.
Sem dúvida, o 5S é um processo educativo. É uma proposta de reeducação, de recuperação de práticas e valores freqüentemente esquecidos, mas certamente conhecidos e prezados portodos.
O programa 5S age de forma intensa, pois trabalha o aprender fazendo e, assim, tem um impacto muito mais expressivo na mudança do comportamento, além de poder ser usado, se aplicável, como modelo simplificado e de baixo custo de programas de gestão empresariais mais complexos e elaborados.
Seu foco principal é no combate ao desperdício, seja de tempo, de materiais ou naperda humana (temporária ou permanente). Pretende-se aqui relatar os conceitos do programa e vivenciá-lo na prática dos canteiros de obras.
Os resultados obtidos por nossa equipe (parte descrita e apresentação) serão individual e coletivamente avaliados pelo professor Zeferino Jorge Colaço, para obtenção das notas do primeiro exercício escolar de 2007.1 da disciplina Administração de Obras.Sumário





1. Introdução 03
2. Lista de Ilustrações 04
3. Metodologia 05
4. Histórico 06
5. Programa 5S 07
5.1 Senso de Seleção 08
5.2 Senso de Ordenação 09
5.3 Senso de Limpeza 09
5.4 Senso de Bem-Estar 10
5.5 Senso de Disciplina 10
6. Implantação do Programa 127. Resultados 14
8. Conclusões 16
9. Apêndice – Programa 8S 18
10. Referências Bibliográficas 20
11. Anexos 21
11.1 Lista de verificação e avaliação 21
11.2 Gráfico dos resultados da pesquisa 5S 22






























1


Introdução




O Programa 5S é um conjunto decinco conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes. O relacionamento do programa é diretamente ligado ao lado comportamental das pessoas. A aplicação destes Sensos traz várias vantagens para as empresas e, principalmente, para as pessoas que os aplicam.Pode parecer até exagero, mas podemos dizer que quando nascemos e, logo em seguida, damos nossos primeiros passos de vida, já aprendemos com o Programa 5S.
O foco deste trabalho acadêmico será voltado para a aplicação dos cinco sensos nos canteiros de obras de construção civil, notificando os pontos positivos e negativos das visitas técnicas realizadas.











2
Lista deIlustrações



Tabela 01 – Definição dos 5 S’s 07

Tabela 02 – Senso de Seleção 08

Figura 01 – Fluxograma de como implantar o programa 13

Tabela 03 – Resultados do Programa 14

Tabela 04 – Senso de Limpeza - Resultados 15

Tabela 05 – Senso de Saúde - Resultados 15






























3

Metodologia




Primeiramente,abordaremos os conceitos do Programa 5S para descreve-los aqui de uma maneira dinâmica, em linguagem acessível e com informações eficientes e concisas.
Cumprida a parte teórica, nossa equipe visitou quatro canteiros de obra a fim de avaliar se aqueles conceitos que tantos benefícios trazem à vida do trabalhador são aplicados em seu dia-a-dia. Estivemos nas seguintes obras:
• Ed....
tracking img