O PROCESSO DECISÓRIO NAS PEQUENAS EMPRESAS DE CONFECÇÕES CIANORTENSES – TEORIA E PRÁTICA – SOB A ÓTICA DE HERBERT SIMON

3416 palavras 14 páginas
ANAIS DA XX SEMAD, p. 393-400, set./2000 (ISSN 1518-5354)

O PROCESSO DECISÓRIO NAS PEQUENAS EMPRESAS DE CONFECÇÕES
CIANORTENSES – TEORIA E PRÁTICA – SOB A ÓTICA DE HERBERT SIMON
EZEQUIEL MENEGUELE
(G-Universidade Estadual de Maringá / Extensão de Cianorte)

(...) pode-se dizer que toda decisão é, até certo ponto, matéria de acomodação. A alternativa finalmente escolhida jamais permite a realização completa ou perfeita dos objetivos visados, representando apenas a melhor solução encontrada naquelas circunstâncias. (Simon, 1979: 6)1

Introdução
O trabalho pretende relacionar o processo decisório com a atual situação das pequenas empresas cianortenses, sobretudo as do ramo de confecções.
O objetivo é o de verificar que, ao tomar decisões, o empresário precisa possuir informações e conhecimento para não se deixar levar apenas pela emoção, intuição, imediatismo ou modismo. É também intuito do trabalho entender a necessidade de mudança de comportamento e utilização de atitudes vinculadas à racionalidade decisória.
Para realização do trabalho foram entrevistados alguns empresários, para levantamento de dados, além de pesquisas bibliográficas na área.
Como resultado da relação, constatou-se que quase todos empresários desconhecem o processo decisório como instrumento de gerência e, os que o conhecem, não o utilizam por
“falta de tempo” (sic!) ou por ser de difícil compreensão; enquanto isso, as decisões são tomadas por impulso ou situação (contingência) e até por modismo. Sem perceberem, estão em estado de entropia, ameaçados pela forte concorrência de centros maiores próximos, que dispõem de recursos humanos com maior capacitação e estão melhor localizados em relação aos centros consumidores e ao Mercosul.
Como a mudança de comportamento se faz cada vez mais necessária à sobrevivência das organizações, resolvemos dar nossa parcela de contribuição aos empresários Cianortenses.
Para detectar esses desvios, fizemos contatos com alguns

Relacionados