O PROCESSO DE SÂNDI VOCÁLICO EXTERNO NA ESCRITA DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

1939 palavras 8 páginas
O PROCESSO DE SÂNDI VOCÁLICO EXTERNO NA ESCRITA DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Resumo: Partindo do pressuposto de que a oralidade interfere na fase de apropriação do sistema de escrita, este artigo tem por objetivo analisar, na escrita de crianças em processo de alfabetização, os fenômenos de sândi vocálico externo. Para tanto, tomou-se como corpus textos escritos por crianças do 1° e 2° ano de escolarização do primeiro segmento do ensino fundamental. A análise orientou-se pelas abordagens teóricas de Câmara Jr, Bisol, Cagliare e Collischonn. O resultado revelou poucos casos do sândi vocálico externo na escrita das crianças, nos fenômenos elisão, ditongação e degeminação, mas essa constatação não exclui a possibilidade de um maior número de ocorrências, pois o corpus contou com a produção espontânea dos alunos, sem a escrita de frases fonológicas previamente estabelecidas.

Palavras-chave: Sândi. Escrita. Oralidade

1 INTRODUÇÃO
O aprendizado da língua escrita deve-se aos primeiros anos de escolarização. Com base nisso, percebe-se a necessidade do professor alfabetizador compreender as relações que se estabelecem entre a oralidade e a escrita, ou seja, levar em consideração que a criança escreve, no início do processo de apropriação do sistema de escrita, apoiando-se na pauta sonora que ouve. Baumgärtner (2005, p. 56) afirma que essa relação entre a oralidade e a escrita “é caracterizada pela interdependência entre ambas, considerando-se que os sistemas de representações que as compreendem influenciam-se mutuamente”.
A escrita da criança em processo de alfabetização apresenta marcas da oralidade muitas vezes não compreendidas pelo professor. O que é apontado como erro ortográfico revela uma lógica que só é interpretada a partir de estudo e reflexão.
Tendo em vista essas considerações, este artigo apresenta uma análise de como se processa o sândi vocálico externo na escrita de crianças em fase de alfabetização. É natural que esse tipo de

Relacionados

  • Sândi vocálico externo
    1847 palavras | 8 páginas
  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas
  • 1607121182
    74058 palavras | 297 páginas
  • linguagem
    92137 palavras | 369 páginas