o processo de reginalizacão da africa

1926 palavras 8 páginas
Regionalização do Continente Africano

A Africa´possui cerca de 53 países e 1 território, o Saara Ocidental. São países, em sua maioria, de recente independência e que vem lutando por processos mais justos de regimes políticos. A longa dependência colonial deixou um legado de destruição natural, econômico e social que precisa de muita análise para que a receita de desenvolvimento não se torne mais cruel do que o colonialismo.
O Saara Ocidental, ex-colônia espanhola, se encontra anexado e sob o domínio de Marrocos, país vizinho. Ele almeja a sua independência ou o reconhecimento como país independente, já que se declarou sua independência em 1973. Sua emancipação não foi reconhecida, gerando uma instabilidade entre este e o governo marroquino, que nunca aceitou perder as terras anexadas. O embate entre ambos, por esta causa, desencadeou um conflito que se estendeu até 1991, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu um cessar fogo e acordaram que ambos iriam participar de um referendo para decidir sobre o futuro do território (Saara Ocidental). Até hoje está situação não se encontra resolvida, apesar da intervenção da ONU que continua a tentar mediar uma solução.
Por tudo isso volto a afirmar que a África é terceiro maior continente da Terra, cuja área territorial é de cerca de 30.227.467 Km², possui 53 países e 1 território.
É bastante visível na divisão política do continente, que esta se apresenta configurada por linhas retas ou arcos de circunferência. Isso se justifica pelo estabelecimento de fronteiras artificiais sob o égide da partilha do continente entre as potências européias.
Os conflitos étnicos que ocorrem no continente são reflexos da partilha da África, onde não se verificou o respeito aos diferentes povos existentes e seus respectivos territórios, fruto de estratégia geopolítica de se anexar tribos diferentes em um mesmo espaço geográfico dificultando a ação contra o invasor ( o europeu), enquanto estavam preocupados com o

Relacionados

  • problemas ambientais
    12794 palavras | 52 páginas
  • Estratégias de educação ambiental para a mitigação do impacto das cheias – estudo do caso nos distritos de machaze, mussorize e sussundenga (dombe).
    18385 palavras | 74 páginas