O Principe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
 Maquiavel apresenta dois tipos de principados, os hereditários, quando por muito tempo os governates pertencem a uma mesma linhagem, e os novos, que são aqueles fundados recentemente.
"Osprincipados são: ou hereditários, quando seu sangue senhorial é nobre há já longo tempo, ou novos. "
Qual seria o modo para gorvernas as cidades ou pricipados que, antes viviam de acordo com suas própriasleis? Maquiavel aponta três formas de mantê-lo: A primeira é arruinando-os; a segunda, habitando-o pessoalmente; e a terceira, permitindo-os que vivam seguindo suas próprias leis, pondo ali um governode poucos que sejam mantidos amigos.
Quem se torna governate de uma cidade livre e não os destrói, será por eles destruído, pois eles lutarão em busca da liberdade, lutarão em busca de terem de voltasuas próprias leis, pois nem mesmo o tempo, ou qualquer benefício poderá apagar de suas memórias a lembrança de que já foram livres, seus costumes e tradições sempre estará em suas mentes, e nelesirão encontrar forças para lutar contra aquilo que está sendo esposto. Quando uma nação já está acostumada a viver sob o poder de principes, dificilmente conseguirão escolher um novo governante, nãoentarão em um acordo sobre quem deve governá-los, assim, dominá-los se torna fácil, pois não sabem o que é liberdade.
O príncipe deve passar a imagem de que tudo está bem e que ele é um bom governante,deve mante-los enganados, pois se não conseguir fazer isso, o povo se revoltará, e mesmo eles estando bem abaixo de um príncipe, possuem mais força, pois o que é um governante se não tem a quemgovernar? É por isso que Maquiavel diz que é mais seguro habitá-las pessoolmente, ou destruí-las.
Os homens que são mais prudentes, procuram seguir um caminho e tomar decisões de acordo com o que osgrandes homens um dia fizeram, procuram encontrar nos seus antepassados grandes feitos e aplica-los em seu próprio reinado, mas sempre evitando passos que não deram certo. Manter um novo domínio com um...
tracking img