O pre-adolescente e a descoberta de alcool e dogras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Breve Descrição dos Estágios de Desenvolvimento Segundo Jean Piaget.

Primeiramente o indivíduo passa pelo estágio Sensório - Motor (0 – 2 anos), que é o período que antecede a linguagem. Nesse estágio, a inteligência é prática e baseada, como o próprio nome sugere, no sensório e no motor.
O indivíduo nessa fase não tem noção que o mundo que o cerca é formado por objetos e que inclusiveele é um desses objetos. Através dos reflexos genéticos, a criança procura solucionar problemas imediatos como sugar, chutar e manipular objetos. Constroem-se esquemas sensórios- motores a partir desses reflexos e assim, através dos mesmos, a criança vai construindo e organizando noções bem como a realidade. No estágio sensório - motor essa construção da realidade se deve em função da noção depermanência do objeto. Ao final desse estágio, a criança já construiu noção de tempo, causalidade e espaço. Ao surgir a função simbólica, ou seja, a capacidade de representar um objeto através de outro, ela começa a interagir no meio de uma forma diferente. Inicia-se um segundo estágio:

O Pré - Operatório.

O estágio Pré - Operatório (2 - 7 anos), é marcado pela representação simbólica.Por meio de construções cognitivas, a criança já é capaz de pensar um objeto através de outro objeto, como por exemplo, usar um cabo de vassoura e dizer que é um cavalo. A partir desse momento, a criança se introduz no mundo da linguagem e a várias formas de função simbólica. Percebe-se um desenvolvimento notável em sua estrutura mental. A linguagem permite ao indivíduo uma socialização dainteligência e sua aquisição permite duas capacidades cognitivas: diferença entre signo e significado e que determinados signos sempre substituem um mesmo objeto.
O pensamento no estágio pré - operatório é marcado pelo egocentrismo, ou seja, não consegue entender o ponto de vista do outro. Depende da percepção imediata, portanto, sujeito a erros. Seu pensamento é uma mistura de fantasias com realidade,resultando num pensamento distorcido. Há a existência de um mundo pessoal.

A seguir, a criança entra em um novo estágio: o das Operações Concretas.

O Estágio Operatório Concreto (7 - 12 anos), é marcado pelo pensamento lógico e objetivo. O pensamento egocêntrico vai diminuindo gradualmente, manifestando- se através da linguagem que se torna socializada, ou seja, tem em vista acomunicação com o outro.
As ações no estágio pré - operatório além de estarem interiorizadas foram conceitualizadas e no estágio operatório concreto, as ações adquirem a categoria das operações concretas, isto é, capacidade de pensar uma ação e reverter esse pensamento. Todavia essas operações se dão apenas em cima de objetos que se possa manipular, de situações que possa vivenciar e ou de lembrar avivência, não existindo ainda a abstração.
Percebe-se que possui habilidade de raciocínio diante da manipulação de objetos. Propondo-se os mesmos raciocínios sob a forma de enumerados verbais, a realidade é diferente.

Por volta dos 12 anos de idade a criança atinge o estágio Operatório - Formal.

Nesse estágio, a criança já consegue raciocinar através de um enumerado verbal. Seu pensamento jáé hipotético e dedutivo, ou seja, deduz conclusões de puras hipóteses e não somente da observação real.
Nesse estágio, o indivíduo não pensa apenas de forma operatória, mas avançam cada vez mais em direção à raciocínios formais e abstratos.

Observação Prática de uma criança no estágio Operatório Concreto.

Foi feita a observação de uma criança, sexo masculino, no estágio OperatórioConcreto ( idade 10 anos ) no seu ambiente natural, ou seja, em sua residência. Toda observação foi feita na presença da Mãe.

Observação realizada no dia 09 de Setembro de 2012, das 13:00 `as 15:00 horas. A criança mostra interesse pelo objeto que está sendo manipulado: o skate. Através de tentativas sucessivas, utilizando-se de lógica e raciocínio, estuda possibilidades de melhorar...
tracking img