O POVOAMENTO DA AMÉRICA E A CHEGADA DOS PORTUGUESES

3024 palavras 13 páginas
O POVOAMENTO DA AMÉRICA E A CHEGADA DOS PORTUGUESES

1)-A POPULAÇÃO DA AMÉRICA NO SÉC. XV
a)- Quando os europeus chegaram na América, ela já estava totalmente ocupada , no mínimo , há quatro mil anos e a sua população era de cerca de 50 milhões.

b)- Os sítios arqueológicos com suas pinturas rupestres, localizados no Piauí e na Bahia comprovam a existência do homem primitivo no nosso território.

2)- AS TEORIAS QUE EXPLICAM A ORIGEM DO HOMEM AMERICANO Vários estudos comprovam que o homem primitivo é originário da África. Existem algumas teorias que buscam explicar a origem do homem americano: a)- Teoria Asiática: defende a ideia que o homem primitivo chegou ao continente americano, atravessando o estreito de Bering, entre 50 a 12 mil anos atrás. b)- Teoria Malaio-Polinésia: defende a ideia que o homem primitivo teria navegado de ilha em ilha, ao longo de várias gerações, até o litoral da América. c)-Teoria Australiana: defende a tese que o homem primitivo teria vindo das ilhas do oceano Pacífico, da Austrália ´para a América.

3)- Os povos indígenas que Cabral encontrou no Brasil no séc. XV a)- Quando Cabral chegou ao Brasil no séc. XV, encontrou povos indígenas coletores e agricultores. Eles apresentavam as seguintes características: não possuem organização política, praticavam uma economia de subsistência, tinham uma vida comunitária, divisão de trabalho de acordo com sexo e idade, não tinham escrita e eram politeístas b)- As principais tribos indígenas eram: Jê, Aruaque, Tupi-guarani e Caraíbas c)- O ritual antropofágico: muitos estudiosos explicam este ritual, porque o índio acreditava que comendo a carne do seu inimigo, adquiria as suas qualidades.

4)-FORMAÇÃO DE PORTUGAL
a)- A península Ibérica e a Guerra da Reconquista

Relacionados

  • Historia da madeira
    250246 palavras | 1001 páginas