O poker e o mercado financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Retorno médio de investimento, lucro, buy-in médio por torneio, média percentual de zona de premiação, média de field, rake pago, percentual de rakeback… Conforme eu já disse em outros textos, o pôquer é um esporte cujo placar é o dinheiro. Avaliamos a qualidade de um jogador (ou a falta dela) por seus resultados financeiros, e os dados utilizados para análise de resultados são muito parecidoscom os utilizados em mercado de ações. Aliás, vários operadores da bolsa de valores são jogadores de pôquer, e também vários jogadores de pôquer operam na bolsa.
Em recentes artigos divulgados na web, diretores de empresas e trading disseram que o mercado de pôquer é extremamente competitivo, e que uma pessoa que é boa o suficiente para sobreviver no mercado de pôquer durante longo prazoprovavelmente é boa o suficiente para operar na bolsa.Uma matéria do Los Angeles Times informou que empresas que atuavam em Wall Street estavam recrutando jogadores de pôquer. Danon Robinson, um dos sócios da Toro Trading, chegou a afirmar que um operador de ações que não se interessa por pôquer lhe causa estranheza. “É como se ele não lesse o Wall Street Journal”.

Tem mais chances de domar este touroquem é do Texas. Melhor: do Texas Hold'em
O livro The Professor, the Banker and the Suicide King conta com impressionante riqueza de detalhes as aventuras do banqueiro texano Andy Beal, que enfrentou os maiores nomes do pôquer mundial nas mesas em Las Vegas em diversas sessões. Andy jogava tão caro contra eles que esteve a ponto de quebrar os profissionais, que se juntaram seus bankrolls parajogar contra o banqueiro.
Mas quais características fazem do jogador de pôquer uma pessoa com perfil apropriado para trabalhar no mercado financeiro?
Em primeiro lugar, jogadores de pôquer trabalham sob pressão o tempo inteiro. Este é um jogo onde para um ganhar, o outro tem que perder, de forma que o profissional sempre deve estar atento às oportunidades. Ele não pode perder a chance de tomar ostack do adversário, pois este mesmo “inimigo” pode se voltar contra ele na mão seguinte e tomar tudo que tem à sua frente.
Além disso, ele desenvolve a capacidade de trabalhar com informações incompletas, já que não sabe as cartas do seu adversário, e ainda tem que mudar sua decisão a cada nova ocorrência na mesa, seja ela uma carta virada no bordo, uma aposta ou um tell físico. O operador deações também trabalha com probabilidades e deve saber quando investir e quando sair de um negócio.
O mercado de ações e o pôquer não são meios de ganhar dinheiro rápido. Em ambos, o retorno aparece em longo prazo, o que naturalmente privilegia o bom negociador. Se um apostador ou operador se apavorar com resultados ruins em curto prazo, é melhor ele mudar de profissão.
E, por último, aprincipal ferramenta de trabalho do jogador é o dinheiro. Sem cifras, ele é obrigado a ficar fora das mesas, de forma que é essencial que ele controle quais torneios e em quais mesas de cash game pode sentar, ciente de que, se o dinheiro acabar, ele se tornará um “marceneiro sem o serrote”. Trabalhar com dinheiro dos outros, se por um lado reduz o risco, por outro diminui drasticamente o lucro daoperação.
O que o pôquer tem a ensinar ao mercado financeiro
Uma forma importante de investimento no meio do pôquer é o staking, também conhecido como cavalada. A cavalada consiste um jogador vender uma parte da sua ação nas mesas a outro, seja pelo buy-in completo do torneio, seja por meio de trocas de percentuais entre dois jogadores, ou ainda por meio do pagamento de despesas relacionadas a umtorneio, como viagens, alimentação e hospedagem.
Observe que quando um investidor está investindo em um jogador, ele deve levar em conta que, para ter lucro, seu “cavalo” terá que vencer os outros jogadores, ganhando valores acima da soma da taxa cobrada pelo organizador do torneio e o percentual que vai ficar com seu cavalo em caso de vitória. O maior caso de sucesso em cavaladas no País é o dos...
tracking img