O poder da identidade. i n: paraísos comunais: identidade e significado na sociedade em rede.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CASTELLS, Manoel. O Poder da Identidade. I N: Paraísos comunais: Identidade e significado na sociedade em rede. Volume II. SP: Paz e Terra, 2001.

Manuel Castels nasceu na Espanha em 1942 e é,desde 1979, catedrático de sociologia e planejamento urbano e regional na Universidade da Califórnia, Berkeley. Foi também professor na École Pratique des Hautes Études en Sciences Sociales (EscolaPrática de Estudos Avançados em Ciências Sociais) em Paris, catedrático e diretor do Instituto de Sociologia de Novas Tecnologias da Universidade Autônoma de Madri, professor do Conselho Superior dePesquisas Científicas em Barcelona e professor visitante em 15 universidades da América Latina. Publicou 20 livros em várias línguas. É membro da Academia Européia. A trilogia A era da informação já foipublicada em inglês, espanhol, francês, chinês, russo, sueco, japonês, coreano, croata, italiano e turco.

A obra discute em uma grande analise a construção da identidade correlacionando nacionalismo,globalização e informação. É importante frisar que as velhas identidades que por tanto tempo estabilizaram o mundo social estão em declínio, novas identidades estão surgindo, deixando o individuomoderno fragmentado. O propósito do livro é explorar algumas das questões sobre a identidade cultural na modernidade e avaliar se existe essa crise de identidade, em que consiste essa crise e em que direçãoela está indo.  

Ao desenvolver seus argumentos, o autor introduz certas complexidades e examina alguns aspectos contraditórios que a noção de “descentração do sujeito”, em sua forma maissimplificada. Que neste final de século, fala-se muito em crise de identidade do sujeito. Mas o que significa realmente está crise? É o que Manuel Castells tenta nos responder em o poder da identidade. Aqui,passeia pela as sociedades, desde o iluminismo até os dias atuais, ilustrando as três concepções de identidades que vigoraram até hoje, identidade legitimadora onde o sujeito está baseado num...
tracking img