O perfil profissional do graduado em administração e sua projeção através da ola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PERFIL PROFISSIONAL DO GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO E SUA PROJEÇÃO ATRAVÉS DA OLA APRESENTAÇÃO É certo que a globalização é um fenômeno que proporciona mudanças em progressão à Administração. Aliada à tecnologia e à informação quebrou paradigmas, principalmente nos aspectos relacionados à estratégia, à posição das empresas em relação ao mercado, e mudanças no perfil dos atores que atuam nasorganizações. A velocidade das mudanças, em nível econômico, social, político e cultural foi o fator determinante dessa quebra de paradigma no final do século. Num futuro não muito distante a sociedade das informações substituirá a sociedade industrial, mudando radicalmente as estruturas sociais e organizacionais. A sobrevivência das organizações depende, neste momento, da sua capacidade de adaptação aoambiente externo e interno, e o profissional de Administração é um ator essencial, pois é o principal agente de um processo de mudança na forma de pensar, de agir e de decidir os rumos da organização. A tecnologia e a informação são armas poderosas para ajudar as empresas a acompanharem a velocidade das mudanças, e podem ajudar a Administração a introduzir uma filosofia organizacional de ordemsistêmica, coerente, flexível, dinâmica, dotada de senso profundo do significado e de visão do futuro, entre outras características requeridas pela globalização. Nessa conformidade, o curso de Administração não pode perder de vista, pois, a convivência dos paradigmas citados no contexto brasileiro; contudo, assume uma visão prospectiva, com base na constatação de uma tendência que é mundial: aincorporação das tecnologias inovadoras, o estímulo à flexibilização da produção, a interação entre os setores. Os cursos de Administração devem, assim, abandonar as características que muitas vezes se revestem, quais sejam as de atuarem como meros instrumentos de transmissão de conhecimentos e informações, passando a orientar-se, de um lado, para formar sólidas competências na medida deste nível deensino, por outro lado, na medida da educação permanente, dotando o futuro Administrador de perfil e habilidades profissionais requeridas para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional.

O TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO FLEXÍVEL A última década tem presenciado a intensificação e o aprofundamento de mudançassubstantivas na dinâmica do capitalismo internacional, gestadas a partir dos anos 70. Com o avanço tecnológico o trabalho está cada vez mais abstrato, mais intelectualizado, mais autônomo, coletivo e complexo. Por sua vez, o trabalho repetitivo e prescritivo é substituído por um trabalho de arbitragem, no qual é preciso diagnosticar, prevenir, antecipar e interferir em relação a uma dada situação concretade trabalho. As características do trabalho nos setores em que vigoram os novos conceitos de produção, com uso da tecnologia informacional e mudanças organizacionais, tornam-se questionáveis noções como qualificação para o posto de trabalho ou qualificação para o emprego. O trabalho já não pode mais ser pensado a partir da perspectiva de um determinado posto, mais de “famílias de ocupações”, quepodem e devem ser consolidadas a partir de um conjunto de competências. A formação para o posto de trabalho, traduzida no treinamento restrito às tarefas exigidas em uma dada ocupação, deve ser revista em face da realidade que se configura, a qual exige do Administrador, veterano ou novato, uma noção ampla de como opera a sua empresa; do mercado onde trabalha; do que pensa o consumidor final sobre oproduto que está comprando. Verifica-se que a qualidade intelectual mais valorizada nas organizações empresariais é a capacidade de entender e se comunicar com o mundo que está a sua volta.

A atual revolução tecnológica, distintamente da primeira revolução industrial, que teve o mérito de substituir a força física do homem pela energia mecânica, caracteriza-se por ampliar a capacidade...
tracking img