O pedagogo na area social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE
PEDAGOGIA







ENCONTROCAS: o pedagogo na área social


























Belo Horizonte
2012











ENCONTROCAS: o pedagogo na área social









Trabalho apresentado no curso de graduação em Pedagogia daFaculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte como requisito parcial para aprovação na disciplina de Identidade Profissional.
Prof. Orientador: Fernanda Soares

Belo Horizonte
2012
RESUMO

O tema deste trabalho é a atuação do pedagogo na área social. Assim o objetivo geral é conhecer a atuação do pedagogoperante a Sociedade Cruz de Malta. A fim de conhecer a atuação do pedagogo na área social visitamos a instituição e entrevistamos educadores que trabalham neste local dentre eles a pedagoga Neuzeli Miranda. A pedagogia social foi construída a partir do compromisso com populações que se encontravam em situações de conflito social, principalmente crianças e adolescentes e circunstâncias de abandonoe precariedade nas ruas. No Brasil a possibilidade de uma Pedagogia Social consolidou-se a partir da atuação do Educador Social de Rua, também chamado de Educador de Rua, na luta contra sistemas institucionais fechados que adotavam medidas repressivas. Contudo percebemos que a atuação do pedagogo nessa área é de suma importância, pois visa à transformação social onde trabalha o desenvolvimentoeducacional de maneira que o ser humano se relacione, possibilitando seu crescimento físico, emocional, espiritual e social, lembrando-se que a participação coletiva é fundamental para legitimar a construção de uma Educação Social.

Palavras-chave: Sociedade cruz de malta, Pedagogo na área social, Educador Social, Participação coletiva.

Lista de ilustrações / Listas de tabelas

Ordenação doselementos ilustrativos ou explicativos que foram inseridos no trabalho. O sumário das ilustrações deve ser listado de acordo com a ordem numérica das mesmas, seguida pelo título e página correspondente. Recomenda-se, quando necessário, a elaboração de uma lista para cada tipo de ilustração. Contudo, quando estas não representarem um número significativo poderá ser condensado em: lista deilustrações (figuras, gráficos, mapas e quadros), lista de tabelas e lista de siglas. O espaçamento entre linhas será simples, letra Times New Roman tamanho 12 com alinhamento justificado. Títulos das ilustrações alinhados.

Sumário

Trata-se da enumeração dos capítulos e das seções na qual o trabalho está dividido, deverá estar precedidos da sua localização no corpo do trabalho. Os elementospré-textuais (folha de 22
rosto, agradecimentos, resumo, etc) não deverão compor o sumário. Usar o recurso negrito e caixa alta apenas para os Capítulos (Seção primária), para as demais seções o texto deverá estar em caixa baixa (exceto primeira letra do título) e sem negrito.

Introdução
Este trabalho tem como objetivo destacar a diversidade de atuação do pedagogo, colocando em relevo o campo de atuaçãona Pedagogia Social. Com a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais, podemos observar uma mudança substantiva no que diz a competência de trabalho do pedagogo como mostra o Artigo 5º das DCNs (2006) “O egresso do curso de pedagogia deverá estar apto a: ... IV- trabalhar, em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimentohumano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo”.

A Pedagogia Social se desenvolve em espaços educacionais não escolares, procurando sanar as pendências da educação formal de crianças e jovens e também de adultos de determinadas comunidades. A pesquisa aqui desenvolvida é fundamentada nas demandas sociais, o que torna o educador um agente social de mudança.

Com a...
tracking img