Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA
*O Brasil colônia de 1500 á 1750.

Descobrimento ou construção: O descobrimento do Brasil ou construção tem as suas controvérsias. Para alguns historiadores foi uma casualidade, pois a corrente marítima estava muito forte afastando os navios do seu roteiro planejado, e os levando pra próximo da costa brasileira. Mas para outros historiadores osportugueses já sabiam da existência de nossas terras, pois alguns espanhóis já estiveram por aqui como: Vicente Pinzón, mas só após o tratado de Tordesilhas é que os portugueses puderam explorar as terras do Brasil.
Conquista e exploração do novo mundo: Após a conquista de Constantinopla pelos turcos, o comércio marítimo que era feito pelos europeus e países orientais ficou sem acesso porcausa de que os turcos eram de religião islâmica e não aceitar a religião cristã dos europeus, eles fecharam o acesso pela rota do mediterrâneo levando os europeus a buscarem outras rotas. Daí se iniciou as descobertas e explorações.
Revolução do mestre de Avís e a orientação para o ultramar: Essa crise se dar quando o ultimo rei da dinastia de Borgonha dom Fernando I morre sem deixar herdeiromasculino legitimo e sua filha d. Beatriz casada com dom João I rei de Castela, ameaça levar Portugal a uma união dinástica com esse reino. A guerra entre Castela, onde os pequenos nobres, burgueses e artesãos temerosos da sua anulação política, social e econômica em relação à Castela, mas a grande nobreza estava estavam desejosa de ver redividida as terras no próprio Portugal e os comerciantes eartesãos de Lisboa, temerosos do poder dessa nobreza. Com a vitória de dom João iniciou-se a dinastia de Avis. A situação econômica de Portugal era grave e devastada com a recente guerra e com as campanhas desastradas de d. Fernando I. Surge um projeto de guerra contra o ultimo reduto mouro na península ibérica: Granada, e com essa conquista o rei distribuiria uma série de cargos civis, militares ereligiosos e acalmaria a burguesia, pois a burguesia lusitana desejava um fornecimento permanente de mercadorias e metais preciosos e ao mesmo tempo acabar com o monopólio italiano sobre as mercadorias orientais. A atenção de Portugal logo foi conquistada pelo norte da África. Após o casamento de Fernando II de Aragão com Isabel de Castela fortalecia o poder da expansão dos dois reinos, obrigandoPortugal a acelerar suas navegações.
A conquista do Mar Oceano: Devido ao bloqueio marítimo feito pelos turcos após a conquista de Constantinopla, as fortes resistências encontradas pelos portugueses no norte da África, a derrota nas canárias e outros fatores, levaram Portugal e Espanha a travarem uma verdadeira guerra nas descobertas de novas terras pelo mar oceano, já que as suas localizações osprivilegiavam em relação a outros países da Europa.
África um continente sem histórias: A história da África é conhecida no ocidente por escritos que datam da antiguidade clássica. No entanto vários povos deixaram testemunhos ainda mais antigos das suas civilizações. “Para, além disso, os mais antigos fósseis de hominídeos com cerca de cinco milhões de anos, foram encontrados na África,permitindo considerá-lo o ‘‘ berço da humanidade”.
A sociedade africana de linhagens: Teve como características as trocas de valores no seu modo produtivo e cultural, pois com a introdução do islamismo e a generalização da escravidão o seu modo de cultivar os seus valores se perdeu em meio a um capitalismo, onde os anciãos perderam o seu posto de homem importante na linhagem das sociedades africanas.Neste momento os jovens vão passar a ser supervalorizado devido ao sua vigor físico para o trabalha pesado, ao contrario do ancião que tinha seu valor pela sua experiência e sabedoria, posição essa que não beneficiava ao modo capitalista.
A escravidão pré-colonial na África: A escravidão no continente africano já era uma questão comum entre as sociedades africanas, porém com á chegada dos...
tracking img