O papel do profissional de farmacia no dias de hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A farmácia é a ciência praticada por profissionais formados em uma faculdade de farmácia (farmacêuticos), tem como objeto o fármaco e seus usuários, e como objetivo a pesquisa, desenvolvimento e produção de novas drogas, utilizando-se como fonte plantas, animais e minerais, estudo da manipulação de fármacos, criação e aplicação de métodos de controle de qualidade, estudo de formas de aplicação deorientação ao usuário quanto ao uso racional do medicamento, criação e aplicação de métodos de identificação e dosagem de tóxicos.
O profissional de farmácia, hoje, no seio da sociedade, representa peça chave para o atendimento integral da população. Por vezes confunde-se o farmacêutico com o balconista do estabelecimento farmacêutico.
Dessa forma, conceitos sobre a figura do profissional quetrabalha em farmácias vai se formando aleatoriamente, criando, por vezes, identidades sobre esse profissional, independente, das definições, sejam elas fundamentadas em premissas falsas ou verdadeiras.
A Farmácia é um “espaço sagrado” hoje, dentro das políticas de saúde, pois representa o local de possibilidade para prevenção de estados patológicos e manutenção de estados de saúde. Nestaperspectiva também é valioso o papel o profissional farmacêutico.
A partir desta breve reflexão fundamentaremos nosso trabalho de pesquisa, a partir da investigação da imagem e do perfil do profissional farmacêutico perante seus clientes. Podemos então inquirir sobre os aspectos relevantes que identificam sobre a natureza da relação cliente-profissional, para a obtenção de uma harmônica relaçãointerpessoal.
O cliente é o principal instrumento de crescimento intelectual. Por meio dele é que o profissional acumula experiência e cresce, aprende como profissional e como ser humano. Nesta relação tão próxima produzem-se inúmeros benefícios tanto para o profissional de farmácia como para o cliente e dentro de uma visão macroscópica a empresa ganha e fortalece sua marca, sua identidade perante acomunidade onde se insere.
Portanto, podemos entender que as relações entre profissional de farmácia e usuário dos serviços não se restringem a apenas atender uma necessidade de um determinado produto, mas sim necessidades mais amplas como: recepção, interação, conhecimento, educação, satisfação de desejo, alivio de dor e sofrimento e até atividades de cuidado e prevenção.

1.1 Problema
 Queaspectos diferenciam o profissional farmacêutico do balconista de farmácia perante o usuário no atendimento farmacêutico?
 Como podemos caracterizar o perfil do profissional de farmácia e do balconista perante o usuário do serviço de farmácia?

1.2 Delimitação do tema escolhido
As relações que se estabelecem entre o profissional farmacêutico e o usuário do serviço farmacêutico

1.3Enunciado das hipóteses
Pode-se supor que o usuário do serviço de uma farmácia não sabe diferenciar o balconista do profissional farmacêutico pois falta-se informações técnicas suficientes e a divulgação é pouco realizada pelos órgãos de saúde publica.
Pode-se supor também que o perfil do farmacêutico deve ser baseado em conhecimentos técnicos e domínio das boas relações humanas com o usuáriode um estabelecimento farmacêutico.

1.4 Objetivos geral e específicos
Objetivo geral:
 Caracterizar o perfil do profissional de farmácia e do balconista perante o usuário dos serviços de farmácia, identificando os elementos tecnicos-interpessoais que determinam esta relação.

Objetivos especificos:
 Identificar o grau de conhecimento que o usuário dos serviços de farmácia tem sobre aprofissão de farmacêutico.
 Discutir a inserção do profissional de farmácia na comunidade onde trabalha.

1.5 Justificativa
A profissão farmacêutica data de longa caminhada, pois teve início nos áureos tempos das comunidades primitivas. Deste inicio milenar até os dias de hoje, mostra-se como prática vital para manutenção e prevenção de estados patológicos, uma vez que atua sobre a...
tracking img