1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo relatar parcialmente as atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado, realizado no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outrasDrogas (CAPSad) Djalma Ângelo Silva Junior localizado à Rua Antonio Lopes da Silva, s/n, Ouro Branco na cidade de Piancó-PB em cumprimento às exigências acadêmicas do Curso de Bacharelado em ServiçoSocial pela Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS.

O Brasil tem tomado consciência da necessidade de arregimentar forças para o enfrentamento do grave problema do uso, abuso e dependência desubstâncias psicoativas. Isso vem acontecendo a partir do desenvolvimento de política governamental que incentiva a adoção de iniciativas de cooperação entre diferentes instituições em programas eações voltadas para a prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social do indivíduo dependente de substâncias psicoativas.

Os CAPSs são considerados hoje um dispositivo estratégico da políticade saúde mental, e um dos elementos centrais do que há de mais inovador nas propostas da Reforma Psiquiátrica. Os CAPSs têm como função: prestar atendimento clínico em regime de atenção diária,evitando reinternações em hospitais psiquiátricos; promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais; regular a porta de entrada da rede de assistência em saúdemental na sua área de atuação, dando suporte à atenção em saúde mental na rede básica.

O CAPS caracteriza-se por uma ação psicossocial pautada no cuidado delineado entre o individual e o coletivo;uma experiência-limite do individual e do coletivo que não se separam, mas que se compõem entre si. Da mesma forma, a clínica e a política são domínios que não se distinguem na proposta da ReformaPsiquiátrica (PASSOS, 2006).

Dias (2001) aponta que a orientação do processo de trabalho da equipe de saúde mental está calcada em:

a) Interdisciplinaridade: a atuação da equipe em... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 03). O papel do assistente social no processo de reinserção dos usuárioa do caps na comunidade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Papel-Do-Assistente-Social-No/133933.html

MLA

"O papel do assistente social no processo de reinserção dos usuárioa do caps na comunidade" TrabalhosFeitos.com. 03 2012. 2012. 03 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Papel-Do-Assistente-Social-No/133933.html>.

MLA 7

"O papel do assistente social no processo de reinserção dos usuárioa do caps na comunidade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2012. Web. 03 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Papel-Do-Assistente-Social-No/133933.html>.

CHICAGO

"O papel do assistente social no processo de reinserção dos usuárioa do caps na comunidade." TrabalhosFeitos.com. 03, 2012. Acessado 03, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Papel-Do-Assistente-Social-No/133933.html.