O papel do assistente social no processo de reinserção dos usuárioa do caps na comunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (2787 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo relatar parcialmente as atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado, realizado no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPSad) Djalma Ângelo Silva Junior localizado à Rua Antonio Lopes da Silva, s/n, Ouro Branco na cidade de Piancó-PB em cumprimento às exigências acadêmicas do Curso de Bacharelado em ServiçoSocial pela Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS.

O Brasil tem tomado consciência da necessidade de arregimentar forças para o enfrentamento do grave problema do uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas. Isso vem acontecendo a partir do desenvolvimento de política governamental que incentiva a adoção de iniciativas de cooperação entre diferentes instituições em programas eações voltadas para a prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social do indivíduo dependente de substâncias psicoativas.

Os CAPSs são considerados hoje um dispositivo estratégico da política de saúde mental, e um dos elementos centrais do que há de mais inovador nas propostas da Reforma Psiquiátrica. Os CAPSs têm como função: prestar atendimento clínico em regime de atenção diária,evitando reinternações em hospitais psiquiátricos; promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais; regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação, dando suporte à atenção em saúde mental na rede básica.

O CAPS caracteriza-se por uma ação psicossocial pautada no cuidado delineado entre o individual e o coletivo;uma experiência-limite do individual e do coletivo que não se separam, mas que se compõem entre si. Da mesma forma, a clínica e a política são domínios que não se distinguem na proposta da Reforma Psiquiátrica (PASSOS, 2006).

Dias (2001) aponta que a orientação do processo de trabalho da equipe de saúde mental está calcada em:

a) Interdisciplinaridade: a atuação da equipe em consideraros diferentes campos de saber e a abordagem do sujeito como um todo, atento ao contexto socioeconômico-cultural no qual está inserido. A perspectiva interdisciplinar não opera uma eliminação das diferenças: tanto quanto na vida em geral, reconhece as diferenças e as especificidades, convive com elas, sabendo, contudo, que ela se reencontra e se complementa, contraditória e dialeticamente. Ainterdisciplinaridade implica um plano prático operacional, que se estabeleça como mecanismos e estratégia de efetivação desse diálogo solidário no trabalho científico, tanto na prática da pesquisa, como naquela do ensino e na prestação de serviço (SEVERINO, 1998).

b) Integralidade da atenção: a equipe deve estar capacitada a oferecer, de forma conjunta, ações de promoção, prevenção, tratamento ereabilitação, no âmbito individual e coletivo. Para Mattos (2001, p. 41), “a integralidade não é apenas uma diretriz do SUS definida constitucionalmente. Ela é uma bandeira de luta, pois a proposta da integralidade é uma ruptura com estruturas organizacionais dos serviços de saúde (centralidade no saber biomédico) e com as práticas fragmentárias e reducionistas”
c) Intersetorialidade: odesenvolvimento de ações deve ser integrado entre os serviços de saúde, outras políticas públicas e programas.
d) Plano terapêutico individual: a assistência deve resultar na elaboração de um plano, pela equipe, de uma rotina personalizada para cada usuário, de acordo com necessidades terapêuticas, visando a sua melhora na socialização, educação em saúde e cuidados pessoais.
Sabemos que o usode álcool, fumo e outras drogas ultrapassam os limites da saúde, sendo necessária a intersetorialidade com outras áreas, como: justiça, educação, social e de desenvolvimento, a fim de que seja executada uma política de atenção integral aos usuários de substâncias psicoativas. A implantação em Piancó-PB de uma rede de atenção a estes usuários, vêm em respostas à demanda latente de um fenômeno...
tracking img