O papel da mulher na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Papel da mulher na sociedade
Apesar das relevantes conquistas que a mulher brasileira alcançou no decorrer dos anos, como no contexto político e a igualdade de direitos referente aoshomens, elas ainda sofrem com o preconceito advindo da antiga sociedade tradicionalista e patriarcal, o que continua sendo um obstáculo para elas.
Além de direitos políticos, brasileiras alcançaramo direito de chefiar seus lares, visto que cada vez mais mulheres solteiras assumem o papel de sustentar e educar seus filhos sem qualquer participação masculina. Vale ressaltar também o intensoavanço feminino frente ao mercado de trabalho nas mais diversas ocupações.
Desde borracheiras até empresárias do mais alto escalão, as mulheres tem mostrado que não foram feitas apenas para cuidar dolar e que possuem capacidade para assumir papeis que antes acreditava-se ser exercido exclusivamente por homens. Mesmo com esse notável avanço das mulheres no Brasil, resquícios do antigo idealpatriarca ainda existe na forma de preconceitos que se manifestam através de homens e muitas vezes das próprias mulheres.
O papel da mulher, portanto, meio a essa constante quebra de barreiras,define-se em uma busca incessante por conquistar a igualdade entre gêneros e sucumbir esse preconceito que ainda impede, e muito, que elas sejam reconhecidas no meio em que atuam, seja no lar ou notrabalho. Já pensando na mudança de conduta das mulheres nos anos 80 e contando com a aceitação da sociedade quanto a isso, Gilberto Gil compôs uma música chamada ‘’Super-Homem ‘’ relatando um pouco dessamudança.
‘’Um dia vivi a ilusão de que ser homem bastaria
Que o mundo masculino tudo me daria
Do que eu quisesse ter
Que nada, minha porção mulher que até então se resguardara
É a porção melhorque trago em mim agora
É o que me faz viver

Quem dera pudesse todo homem compreender, ó mãe, quem dera
Ser o verão no apogeu da primavera
E só por ela ser

Quem sabe o super-homem venha nos...
tracking img