O papel da mulher na sociedade brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Integradas de Jacarepaguá

Curso Pós- Graduação História do Brasil

Elisangela Abel Bravo Spínola

O papel da Mulher na sociedade Brasileira

Cachoeiro de Itapemirim, ES

2010

Elisangela Abel Bravo Spínola

O papel da Mulher na sociedade Brasileira

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pós graduação em História do Brasil,da Faculdades Integradas de Jacarepaguá, como requisito parcial para obtenção do título de Pós- graduação em História do Brasil

Cachoeiro de Itapemirim, ES
2010

TERMO DE APROVAÇÃO

Dedico esta monografia a meus familiares, em especial ao meu marido e aos meus dois filhos aos colegas de curso a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram paraesta conquista.

RESUMO

O presente trabalho intitulado “A mentalidade feminina no Brasil-colônia” procura estudar o papel das mulheres no Brasil colonial. A partir dessa perspectiva o trabalho, partindo da historia das mentalidades, procura inicialmente analisar a mulher no tempo e no espaço, para na seqüência analisar a mulher no contexto colonial. Feito isso, aborda-se a mentalidadefeminina tomando como referencia a sociedade, Igreja, a família e a educação.

PALAVRAS-CHAVE: MULHER, MENTALIDADE, BRASIL-COLÔNIA.

ABSTRACT

The present intitled work "the feminine mentality in the Brazil-colony" looks for to study the paper of the women in colonial Brazil. To break of this perspective the work, leaving of the history of the mentalities, it initially looks for to analyze thewoman in the time and in the space, it stops in the sequence analyzing the woman in the colonial context. Made this, it is approached feminine mentality taking as the Church, the family and the education reference.

KEY WORDS: WOMAN, MENTALITY, BRASIL-COLONY.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 8
1.1 Justificativa 0
1.2. Objetivos do Estudo 0
1.2.1 Objetivo Geral 0
1.2.2 Objetivosespecíficos 0
1.3 Metodologia 0
1.4 Plano Geral da monografia 0
2 HISTORIA DAS MENTALIDADES 0
2.1 Os cotidianos e as experiências 0
2.2 Simultaneidade, subjetividade e identidade 0
2.3 Civilização e cultura 0
3 A MULHER NO TEMPO E NO ESPAÇO 0
3.1 Relações de gêneros 0
3.2 Relações familiares 0
4 A MULHER NO CONTEXTO COLONIAL 0
4.1 A condição das mulheres 0
4.2 Relações degêneros e miscigenação 0
5 A MENTALIDADE FEMININA NO BRASIL– COLÔNIA 0
5.1 O papel da Igreja 0
5.2 A família patriarcal 0
5.3 A educação na colônia 0
CONCLUSÃO 0
REFERÊNCIAS 0

1 – INTRODUÇÃO

Atualmente, a sociedade passa por grandes transformações socioculturais, na qual os sujeitos estão reformulando variados conceitos, que foram construídos durante os últimos séculos.Principalmente em relação ao papel da mulher no mundo em que vive. Sabemos que o papel da mulher na sociedade, vem se modificando gradativamente e desde os primórdios, há uma luta por uma qualidade de vida melhor e pelo seu reconhecimento como pessoa ativa, numa sociedade machista e preconceituosa.
Segundo COSTA (2002,p.24), a perspectiva feminista sempre esteve presente na humanidade, nas diversas lutascontra a opressão de uma sociedade onde os homens mandam, contra a discriminação sofrida por elas de algumas religiões, entre outros fatores.
Um novo cenário configurou-se no final do século XX, o mundo ganhou outros padrões de comportamentos e outras ações nos setores econômicos, político e social. Este último passou a ser orientado pela intenção econômica, onde seus direcionamentos tornaram-semais eficientes e produtivos dentro da sociedade. O meio social se tornou reflexos dessas políticas econômicas, onde o local e o global passaram a invadir o cotidiano das pessoas, provocando diferentes possibilidades, dentre essas, o encontro de fronteiras culturais, resultando na mistura de culturas.
E neste contexto, a relação da desigualdade social existente entre homens e mulheres,...
tracking img