o papel da modelagem da rede logística, como fonte potencial de vantagem competitiv

7490 palavras 30 páginas
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Departamento de Administração

ARTIGO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Modelagem de Rede Logística como Fonte Potencial de Vantagem Competitiva
Estudo de Caso em uma Empresa Siderúrgica

Heloísa Marques Ubrig
Orientador:
Prof. Dr. Jorge Luiz de Biazzi
São Paulo
2005
Resumo: Este artigo explora o papel da logística e, em particular, o papel da modelagem da rede logística, como fonte potencial de vantagem competitiva.
Quanto ao enfoque prático, o artigo compreende, especificamente, o desenvolvimento de uma estratégia ótima de alocação da demanda aplicada a um sistema composto por Centros de Corte e Dobra de Aço, Usinas Siderúrgicas, Mercado Interno e
Mercado Externo. Quanto ao enfoque teórico, serão enfatizadas as questões relacionadas à logística, mais particularmente, à modelagem de rede logística e suas implicações no desempenho das empresas. O caso prático apresentado, desenvolvido através de um modelo baseado em programação linear inteira mista, mostra que é possível conseguir resultados significativos e imediatos através da remodelagem de rede logística.
Palavras-Chave: Logística; Modelagem de Redes; Programação Linear Inteira
Mista.

1. INTRODUÇÃO
Ao longo da história do homem, as guerras têm sido ganhas e perdidas através do poder e da capacidade da logística, ou de sua falta. O deslocamento de suprimentos e de tropas, em grandes distâncias, e em um curto espaço de tempo, se constituiu em um exercício logístico altamente proficiente e determinou vitórias, ou derrotas, em diversas ocasiões (Christopher, 1997).
Nos últimos anos, a logística vem apresentando uma evolução constante, sendo hoje um dos elementos-chave na formação da estratégia competitiva das empresas. No início, era confundida com o transporte e a armazenagem de produtos. Hoje, ela pode ser considerada como o ponto nevrálgico da cadeia produtiva integrada, atuando em estreita

Relacionados

  • A utilização de modelos de referencia para auxiliar a gestão de processo de desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma empresa de maquinas e implementos agrícola.
    35289 palavras | 142 páginas
  • UMA VISÃO HOLÍSTICA DA INTELIGÊNCIA COM
    44476 palavras | 178 páginas