O PAPEL DA FAMILIA NA CONTEMPORANEIDADE

1075 palavras 5 páginas
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância

Curso: Serviço Social
Disciplina: Serviço Social Contemporâneo e Família e Sociedade.

O PAPEL DA FAMILIA NA CONTEMPORANEIDADE

PIRACICABA / SP
15/04/2015
PASSO 1 – FAMILIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ABNRIGADOS: QUEM SÃO, COMO VIVEM, O QUE PENSAM, O QUE DESEJAM.

O conceito de família é o lugar onde se aprende a primeira base de costumes, cultura e ética. Através da família dá-se inicio ao entendimento de como viver em sociedade.
A sociedade passou e ainda passa por diversas mudanças que consequentemente interferem no convívio e estruturação familiar.
A inserção da mulher no mercado de trabalho, necessário diante das necessidades de subsidiar uma família, é algo que influenciou na estrutura familiar, para trabalhar muitas mães conferem os cuidados dos filhos aos avós, há um crescimento considerável de avós que cuida parcial e até mesmo integralmente dos netos. Porém é preciso levar em consideração o convívio entre gerações, a distância entre a geração dos avós com a geração dos netos, certamente propicia conflitos entre ambos.
Diversos fatores levam para o desarranjo das famílias, tais como: mulheres como chefes de famílias, divórcios e separações, recasamentos que muitas vezes levam aos terrenos das contradições e dos conflitos.
A partir da existência de conflitos no convívio familiar, os filhos passam a ser protagonistas e sentem todo esse desarranjo.
Famílias que estão mais expostas à falta de recursos básicos, como: saúde, alimentação, educação e moradia, tendem a sofrem rupturas, por não conseguirem transferir aos seus filhos os cuidados adequados, pois em sua maioria não conseguem colocação no mercado de trabalho por falta de estudo e consequentemente não conseguem atender as necessidades da família e levam muitas vezes ao abrigamento dos mesmos.
Diversos motivos levam crianças e adolescentes à medida de acolhimento, como por exemplo, abandono, pobreza, violência

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas