O papel da ciencia e tecnologia no desenvolvimento social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento nacional

O Brasil conquistou, nos últimos anos, uma posição de destaque na produção científica e na geração de tecnologia de ponta. Sabemos que o desenvolvimento de um país está, sem dúvida, vinculado aos investimentos aplicados em pesquisa e formação de recursos humanos.
Apesar dos avanços obtidos, é importante a criação de uma culturacientífica na sociedade brasileira e a implementação de políticas públicas que priorizem o conhecimento científico como elemento propulsor de competitividade e geração de riqueza.
O grau de desenvolvimento de um povo pode ser mensurado pelos investimentos efetuados em pesquisa e produção do conhecimento e a soberania de um país se constrói também pela sua independência tecnológica. Somente quandoas políticas públicas brasileiras se voltaram para essa questão, o Brasil deixou de ser dependente no campo científico.
A comunidade científica brasileira enfrenta grandes desafios devido à falta de recursos para a pesquisa. Nossos laboratórios e pesquisadores ocupam patamares de qualidade e competitividade equivalentes aos de muitos países do primeiro mundo, onde a ciência sempre foiconsiderada um fator componente do desenvolvimento econômico, político e social.
A divulgação científica também colabora no esclarecimento da população sobre os avanços da ciência e da técnica, fornecendo subsídios para a formação da consciência crítica e, ainda, contribui para a expansão do conhecimento científico.
As assessorias de imprensa das instituições governamentais também exercem um papelfundamental nesse processo, atuando como mediadoras entre a comunidade científica e a sociedade e garantindo a esta o acesso aos resultados e perspectivas das pesquisas desenvolvidas e patrocinadas pelos órgãos públicos. Um desafio da comunicação é, mais do que informar a sociedade, desempenhar um papel de agente democrático na socialização do conhecimento, erradicando o "analfabetismo científico".
Énecessário, ainda, descobrir formas para combater a exclusão social, possibilitando que o conhecimento tecnológico e científico beneficie a população e lhe garanta melhores condições de vida. É preciso que a tecnologia atenda ao interesse social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento da espécie humana.
A sociedade é, de fato, a grande investidora nos projetos depesquisa e é também diretamente afetada pelos seus resultados e aplicações. Neste sentido, deve ser bem informada e esclarecida sobre os trabalhos desenvolvidos nos laboratórios de pesquisa e, principalmente, deve ter consciência das implicações que tais pesquisas podem exercer sobre a vida humana e o meio ambiente, participando das decisões e contribuindo para priorizar os estudos científicos etecnológicos comprometidos com o interesse público.


Bibliografia consultada:


BUENO, W. C. Jornalismo científico no Brasil: os compromissos de uma prática dependente. 1985. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.
BURKETT, W. Jornalismo científico: como escrever sobre ciência, medicina e alta tecnologia para osmeios de comunicação. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
KNELLER, G. F. A ciência como atividade humana. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.
LOTH, M. (Org.). Comunicando a ciência. Florianópolis: ABJC, 2001.
OLIVEIRA, F. I. Ciência e tecnologia na comunicação social de instituições governamentais. 1998. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes,Universidade de São Paulo, São Paulo.
ZIMAN, J. Força do conhecimento: a dimensão científica da sociedade. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.
* jornalista da Embrapa Informática Agropecuária aluna do curso de especialização em Jornalismo Científico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Artigo publicado no AGRInforma, ano II, nº 07, janeiro-fevereiro de 2004.

Pesquisa aponta que brasileiro...
tracking img