O outro lado operário: uma breve análise das práticas de lazer na união artística operária caxiense, na década de 1960¹

5066 palavras 21 páginas
O OUTRO LADO OPERÁRIO: uma breve análise das práticas de lazer na União Artística Operária Caxiense, na década de 1960¹

OLIVEIRA, Raing Rayg de Araújo
SOUSA, Aldeanne Silva de
VALÉRIO, Isadora de Sousa

Instituto de Ensino Superior Franciscano
RESUMO:
O presente artigo tem como objetivo principal, iniciar uma análise das práticas de lazer desenvolvidas pelos operários dentro da sociedade União Artística Operária Caxiense, na década de 1960, articulando sobre o conceito de classe operária, de povo e analisando os discursos encontrados em periódicos que circulavam no período na cidade de Caxias, Estado do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Operário. Lazer. União Artística Operária Caxiense.

ABSTRACT: This article has as main goal, undertaking an analysis of leisure practices developed by the workers within society Artistic Workers Union Caxiense, in the 1960s, articulating on the concept of the working class of people and analyzing the discourses found in journals that circulated the period in the city of Caxias, State of Maranhao.

KEY-WORDS: Worker. Leisure. Artistic Caxiense Workers Union.

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de lazer desenvolvidas pelos operários da União artística operária caxiense no período de 1960-1970. Terra conhecida como “Caxias das Aldeias Altas”, o “berço dos poetas”, de tantos políticos, encerramento de uma grande revolta, a Balaiada, de tantas tradições que fazem desse local, um clima de cidade diferenciada. Cidade dos famosos “caxienses ilustres”, que se proclamaram numa Belle Epoque, no período de modernização da sociedade como um todo. Remetemo-nos aqui, a outra camada desta cidade de Caxias, à classe que contribuiu maciçamente para esta modernização – o operariado.
Observou-se inúmeras lacunas, tanto sobre o que se trata de operariado em um contexto geral, como na específica cidade. Então, como todo artigo, existem também, as limitações irrefutáveis. A primeira, diz respeito à questão de

Relacionados

  • a colaboração social da ong Pimpolhos da GRANDE RIO para o municipio de Duque de Caxias.
    13444 palavras | 54 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas