O grande ditador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O GRANDE DITADOR

O filme o “O Grande Ditador” foi produzido nos Estados Unidos e lançado dia 15 de outubro de 1940. O filme foi escrito e dirigido por Charles Chaplin e também é seu primeiro filme falado. Naquele momento de produção do filme acontecia a segunda grande guerra mundial, o que motivou Charles Chaplin a desenvolver o lado cômico da guerra, ele satiriza o nazismo, o fascismo eseus maiores propagadores, Adolf Hitler e Benito Mussolini.
Existem algumas particularidades que motivou Charles Chaplin a criar este filme, e uma delas foi algumas semelhanças particulares entre ele e Adolf Hitler , eles nasceram em 1889 de abril na mesma semana. Só que um nasceu para propagar o mal , a destruição e o outro para pregar o amor e levar alegria ao coração das pessoas. Então ai seinicia a criação do filme que resultou numa forma bem humorada de fazer uma critica ao governo totalitário .
Adolf Hitler vira Adenoide Hynkel no filme interpretado por Charles Chaplin , que é um personagem durão e ambicioso e traz a parte cômica da maldade. É um personagem engraçado que se mostra sempre muito ocupado, cheio de coisas pra fazer e parece não possuir sentimentos. Observamos issoquando ele é chamado para ver uma invenção tecnológica e o inventor morre, ele nem se comove e volta aos seu afazeres.
Outra característica que marca o personagem Hynkel é quando ele faz um discurso à população usando um dialeto parecido com o alemão. Uma forma de representar os discursos feitos pelo próprio Hitler onde ele é persuasivo, mostra sua habilidade em falar em público, mas no filme érepresentada de uma forma bem mais descontraída. Essa forma cômica da representação do discurso de Hynkel aparece quando em meio as suas falas ele engasga , ou quando ele toma agua e joga o resto dentro de sua calça representado ai então sua virilidade, sua força masculina e autoridade suprema.
Charles Chaplin é também o personagem barbeiro, um o judeu que salva um piloto alemão durante a segundaguerra, mas perde a memória na queda do avião em que ambos estavam quando fugiram do campo de batalha. Ao voltar para casa, ele encontra um mundo completamente diferente, agora dominado pelo ditador Hynkel .
Na cena da sua volta pra casa, de cara ele é surpreendido por um soldado que vem marcando sua barbearia de judeu, e assim toda vila. Nessa ocasião o barbeiro reage e então é neste momentoque ele conhece Hannah , a figura feminina no texto que é a primeira a mostrar-se contra aquele regime , lutar contra e buscar mais do ninguém a liberdade.

-------------------------------------------------
Dominando o Mundo
No filme tem uma cena em que Hynkel brinca com o globo, é nesta cena que percebemos a questão da sua vontade de dominação do mundo. O planeta é colocado como um objetofácil de ser manuseado e sensível. No final da cena o globo explode uma forma irônica de dizer que se o mundo fosse dominado por um regime nazista e governado por “Hynkel” não irá sobrar nada de humano e logo seria o fim de tudo. Essa questão de dominação do mundo perpetua até nos dias de hoje, podemos encontrar em desenhos animados, filmes de comedia, ação, etc.

Cada episódio é caracterizado(tanto no início quanto no final) pela famosa tirada onde Pinky pergunta: "Cérebro, o que faremos amanhã a noite?" e Cérebro responde: "A mesma coisa que fazemos todas as noites, Pinky... Tentar conquistar o mundo!"

-------------------------------------------------
A Guerra de Comida

Assim que Napoloni ( parodia de Benito Mussolini ) entra em cena, começa então uma disputa de quem tem maispoder. Isso começa quando Napoloni exige um tapete vermelho para descer do trem , quando vão apresentar suas tropas e tecnologias, quando na sala de Hynkel, Napoloni não se sente bem ao sentar em uma cadeira baixa e senta em cima da mesa, quando na barbearia quando eles disputam quem fica mais alto e por fim na guerra de comida.
É uma disputa de grandes por poder e a guerra é retratada na hora...
tracking img