O mundo segundo a monsanto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Líder do mercado de sementes e responsável pela produção de mais de 90% dos transgênicos cultivados em todo o mundo, a multinacional norte-americana Monsanto é alvo constante de debates equestionamentos a cerca das reais propriedades benéficas e nocivas da utilização de grãos modificados geneticamente.
Existem assim, duas linhas de idealização. Os defensores da utilização da biotecnologia namanipulação genética confiam na “revolução verde” da face da supremacia de sustentabilidade tão prezada pela Monsanto. Já a outra linha de raciocínio, própria de ecologistas e movimentossócio-ambientais, vê na dita genética revolucionada o indício de uma catástrofe ambiental de magnitude imensurável, mas de tendência ratificada.
Esse segundo ponto de vista é reforçado pelas evidências expostas nodocumentário “O Mundo segundo a Monsanto”, baseado no livro homônimo resultante de trabalho investigativo de três anos da jornalista Marie-Monique Robin. A “revelação” instiga a visão mais criteriosaque circunda a relação entre manipulação genética e meio-ambiente.
O documentário, bem como a produção literária, tem como objeto de enfoque as ações da Monsanto a fim de mascarar os reais sinaisdos riscos da transgenia, a partir de estudos científicos duvidosos financiados. Relaciona a expansão da tecnologia com contaminações elevadas por PCB, um produto químico potencialmente cancerígeno, edetalha as relações econômicas e políticas da multinacional.
Depoimentos de cientistas, políticos e advogados, muito de relação estreita com a Monsanto retratam melhor o histórico evolutivo datransgenia e as relações políticas com os governos de Bill Clinton e Tony Blair. Ex-integrantes da FDA, agência nacional americana responsável pela liberação de alimentos e medicamentos nos EUA, figuramentre os entrevistados.
Com o desejo de receber palavras esclarecedoras da empresa, a autora procurou a Monsanto, porém sem sucesso. Entretanto, demonstrou acompanhamento próximo do trabalho e sua...
tracking img