O mundo representado nas telas do cinema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O mundo é representado nas telas dos cinemas, porém, é possível perceber os erros, estereótipos e como o cinema pode ser utilizado como uma ferramenta de disseminação de informação.
Também dá para perceber como o cinema representa vários povos, épocas e problemas sociais de formas diferentes, sendo às vezes um tanto quanto irreal, quando torna os assuntos em si retratados etransforma-os em estereótipos criados há muito tempo, como, por exemplo, os povos orientais, o passado e etc.
Quando é trabalhada a parte histórica no cinema, como, por exemplo, é retradado a guerra que houve no período da Grécia antiga (Filme: Troia, 2004), é possível perceber erros ou até mesmo adaptações, pois além de não haver uma fonte confiável, também há a necessidade de adaptar o estilo do filmede acordo com o gosto do público, para que haja uma melhor aceitação e, sendo assim, haja um melhor lucro em cima do filme.
Também é possível perceber como o cinema pode ser utilizado de várias formas, pois além de entreter os espectadores, ele pode conscientizar e também trazer informações, fatos, e outros aspectos que possam trazer mais conhecimento ao espectador.

1 – Visão de mundo nocinema.
Elabore um texto sobre a maneira com os seguintes temas:
- Brasil - Futuro - Passado - Guerra - Diferentes regiões do mundo
DIFERENTES REGIÕES DO MUNDO
Ao abordar como o cinema representa e entende por cada região do mundo, é necessário separar o mundo em setores para que a informação a ser passada seja mais bem entendida.
Para melhor entendimento, trabalharemos com a divisão porcontinentes e sua representação por seus respectivos países, às vezes sendo um pouco superficial, mas abrangendo uma área significativamente importante, seja da parte cultura, física e também política.
América do norte: Estados Unidos da América - A procura da felicidade (2006).
O filme consiste na história de Chris Gardner e seu filho de cinco anos de idade, Christopher. Chris passa dificuldadesfinanceiras, pois o produto que vende não tem tanta utilidade e se torna, de certa maneira, fútil, e por essa razão ele tenta arranjar um emprego para que ele e seu filho possam ter uma melhor vida. E para isso, ele vira estagiário numa empresa de corretora de ações, na esperança de ser efetivado e ter um bom salário.
O filme mostra como os estados unidos, centro do capitalismo financeiro mundial,são. Mostra o quão concorrido são os empregos, mostra também o preconceito contra raças, além de mostrar como o dinheiro impulsiona as pessoas a agirem de várias formas, certas ou não, para conseguir o que querem. É possível também estabelecer uma relação entre a desigualdade que há nos países capitalistas, até mesmo nos mais desenvolvidos, como nos EUA, por exemplo.
Américacentral: México – Zorro O filme se concentra na história de um herói, o zorro. A história que se passa na Califórnia (antigamente pertencente ao México) mostra alguns costumes mexicanos, o estereótipo físico do povo, caracterizado pela sua facilmente reconhecida face e cor que os identificam como povo latino.
Mostra o México como um país não tão desenvolvido, e se entrarmos em um contextopolítico e histórico ele também contém várias falhas, por isso é importante destacar somente as características culturais presentes no filme, como o idioma, a música e a dança.
América do sul: Brasil - Tropa de Elite, morte e vida Severina. O filme tropa de elite se passa na cidade do Rio de janeiro e se concentra no eixo das favelas e o conflito existente entre traficantes e os policiais, alémde mostrar o abuso de poder e a violência que há nos morros cariocas. Mostra como o é o estereótipo brasileiro, de violência, corrupção e entre outros aspectos que estão no filme. Há uma série de filmes como Tropa de Elite que retratam a violência, como por exemplo, o filme Cidade de Deus, que além de mostrar a violência, mostra também à visão dos moradores que são inocentes e vítimas da...
tracking img