O mundo pos moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PUC Minas
ICEG
1ª Ciências Contábeis – noite
Filosofia
Nome: Isabella Faria Maia 13/03/2013


O mundo pós-moderno
José Arbex e Cláudio Júlio Tognoli

1 INTRODUÇÃO
A obra de José Arbex e Cláudio Júlio Tognoli visa mostrar uma nova era na história da humanidade (o pós-modernismo). Uma era dominada pela característica do relativismo, onde todos os antigos padrões sedesfizeram, e o processo de mudança que demorava um longo período, hoje é uma certeza logo colocada em questão.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Modos e modas de nosso tempo
O primeiro capítulo fala sobre o papel do modernismo dentro da sociedade. No século XIX, a moda era única e específica, um simples corte de cabelo era capaz de expressar o que uma pessoa pensava sobre o mundo.
A partir do séculoXX, contando com grande influência americana surge a modernidade com seu carros, rádios, telefones que tomam conta da população e acabam se tornando padrões sociais.
Os EUA além de ter papel fundamental no modernismo, trouxe consigo a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, onde saiu vencedora (de ambas as guerras), com seu poder bélico altamente sofisticado e mais avançado que do restante das nações.Tendo assim mais influência e mais destaque sobre o restante do mundo.
Muitos outros aspectos tiveram seu lugar nessa época como, as drogas, a banalização do sexo, o rock in roll, a AIDS, e o consumismo exagerado.
Nesse sentido, a relação do modo de vida do sujeito pós-moderno com a característica relativista, é que a moda é algo transitório que surge a partir da necessidade e dasinfluências da época.
2.2 Quando o vídeo game captura a vida
No capitulo dois, os autores mostram como o Vídeo Game pode combinar tecnologia, realidade e fantasia. Tratam também, de duas perspectivas, a primeira é dos otimistas, esses acreditam que as novas tecnologias darão impulso à educação. Em contraste os pessimistas que argumentam sobre inúmeros problemas, um deles é confusão dos jogadores commundo real e o mundo da fantasia.
A tendência de quem utiliza esse meio de diversão, é ficar cada vez mais dependente das novidades. Quanto mais novo e mais real é o jogo, mais os usuários terão a necessidade de entrar nesse mundo virtual.
Mas apesar de o vídeo game proporcionar diversão e “conhecimento” para alguns, esse mundo virtual não irá anular nem substituir coisas que somente oshomens conseguem fazer, como namorar, amar, rir com os amigos, enfim, o espírito humano.
Sua relação com o relativismo é que as pessoas que buscavam realidade no seu dia a dia, hoje encontram essa realidade dentro dos games e se satisfazem com isso.

2.3 A sociedade das tribos
A partir dos acontecimentos nas guerras mundiais, o mundo passou por diversas mudanças políticas e sociais.O capitalismo e o socialismo se mostram incapazes de cumprir suas promessas de felicidade. O povo foi ficando cada vez mais insatisfeito com a política, com as formas de governo, e passaram a dar mais importância a coisas pregadas pelo seu grupo social, aumentando assim a quantidade de tribos e de crenças distintas.
A política, as tribos, os conceitos formados, fazem sem dúvida parte dorelativismo. As mudanças são inevitáveis, a sociedade espera sempre mais da política, apesar de nem todos a compreenderem com totalidade.
2.4 A música que não é música
O rock ao se formar trouxe uma grande novidade e revolucionou o mundo musical, depois de quarenta anos surgem novas idéias e mais uma vez é implantado um sistema alternativo diferente de tudo já existente. Com o uso do plágio ede outras alternativas antes não permitidas, surge uma nova música o rap e com ele o rip rop. Estes estilos de origem periférica, trazem consigo um universo diferenciado, onde a violência, a crítica ao governo, as drogas e a prostituição fazem parte das letras do cotidiano dos músicos.
Não somente esses estilos musicais, mas a música em si tem o objetivo de passar para seus ouvintes...
tracking img