Sindrome da adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Explique a tese sustentada por ABERASTURY e KNOBEL segundo a qual a adolescência é caracterizada pelo que eles conceituaram como “Síndrome da adolescência normal”. Descreva pelo menos dois “sintomas”apontados pelos autores como manifestações desta “síndrome”. |

Adolescência é um período em que ocorrem mudanças no exterior e interior, essas são naturalmente normais para o desenvolvimentoda subjetividade. Quando o individuo passa pelo luto infantil aos poucos vai sendo aceito, porque quando o corpo da criança muda fica insustentável ficar na posição infantil onde existia a dependênciatotal dos pais. Nessa fase acontecem lutas e rebeliões que são reflexos dos conflitos de dependência infantil que inconscientemente ainda continua. Quando o adolescente se desliga da posição infantilele precisa se tornar autônomo de suas próprias decisões para ir em busca da sua identidade adulta, é nesse momento de escolhas que surge a síndrome da adolescência normal, que são anormalidadesconsideradas “normais” que é necessária para o desenvolvimento psíquico do individuo e para construção da sua subjetividade. Dois exemplos dos sintomas dessa síndrome são:

1° A busca de si mesmo e daidentidade:
A criança entra na adolescência com dificuldades, conflitos e incertezas que se manifestam nesse momento para logo em seguida a maturidade.
É nesse momento que o adolescente tentaresponder, quem eu sou? Indagações são criadas com relação a isso, sou o que meus pais dizem que eu sou? Com o desligamento o adolescente não ver mais os pais como modelo, eles querem criar sua própriaidentidade. Nesse período de escolhas e de opções para serem tomadas, o adolescente se torna instável e oscila de opiniões é uma fase de angustia para eles, pois o passado ainda se pendura no futuro queainda não está definido, é um processo de autoconhecimento.

2° Tendência Grupal:
Na busca por uma identidade, o adolescente procura fora do seu mundo familiar outras referencias pessoas que não...
tracking img