O mundo globalizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 3 – O mundo globalizado
1- Paradigmas
Enquanto algumas mudanças ocorrem de forma gradativa, há momentos em que algumas alterações provocam a chamada ruptura de paradigma, e enquanto nãoocorre a elaboração de uma nova “visão de mundo”, vive-se um período confuso de indefinição e perplexidade, decorrente da crise de valores. Um exemplo é quando as tribos deixam de ser nômades e passama iniciar o trabalho na agricultura.
2- O paradigma da modernidade
A modernidade refere-se como o modo de ser e pensar que se configura no Renascimento e na Idade Moderna. Apresenta algumascaracterísticas tais como: projeto de uma racionalidade secularizada, livre de crenças e superstições, buscando o saber fundado na subjetividade e não na autoridade; na economia o modelo liberal se fortalececom a ascensão da burguesia; na política surgem as nações superando a fragmentação do feudalismo medieval.
3- A crise do paradigma da modernidade
A razão instrumental constituiu apenas uma dasfaces da racionalidade. No mundo “despoetizado”, as paixões, a s emoções e etc., tornaram-se indevidamente inimigos do pensamento.
As descobertas tecnológicas ocorridas no campo da automação, darobótica e da microeletrônica transformaram de forma radical não só as fábricas, mas como também o setor de serviços, a cidade e o campo, as residências, os transportes e a comunicação.
Surgiram as redesde comunicação que nos mantem ligados a todas as partes do mundo e com isso altera-se a sensibilidade e a razão, exigindo outras formas de educar as crianças e também de mudar a visão dos adultos osajudando a rever seus modelos.
4- O que mudou ?
Alguns pensadores dizem que a ruptura com o passada é tão radical que esse novo tempo pode ser chamado como pós-moderno.
O setor de serviços sendoampliado juntamente com a sociedade informatizada leva cada vez o núcleo das atividades para a região urbana. Essa automação abrange também o campo e as fábricas.
A produção em massa é substituída...
tracking img