O mundo global visto do lado de cá - globalização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No filme “Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá”, é feito uma reflexão sobre a globalização, a sociedade de consumo, as divisões que esta sociedade se encontra, oterritório, os efeitos famigerados da globalização, as crises que esta promove, as barreiras físicas e simbólicas postas pelo capitalismo como efeito da globalização, o papel da mídia e as revanchesorganizadas por suas maiores vítimas.
O documentário é um convite ao debate sobre a sociedade brasileira e a construção de um novo mundo. Discute as conseqüências da globalização para as pessoas que vivem empaíses do terceiro mundo, em especial, as comunidades carentes.
O filme mostra alguns exemplos de apropriação de técnicas modernas de filmagem, de trocas de mensagens e redes de colaboração entreos excluídos, da produção e disseminação de informações, imagens e textos que permitem conexões com parceiros muitas vezes localizados a muitos quilômetros de distância.
No seu decorrer éapresentada uma série de acontecimentos no mundo inteiro que focam a atenção nas causas que esta sociedade capitalista centraliza, a fim de obter benefícios própriosna falta organização do território, daapropriação de bens comuns e do uso privado de riquezas mundiais por parte de uma minoria.
Em meio à crise financeira, ao estado de caos que se encontra, tem-se o crescimento do desemprego, a fome e odesabrigo que só tende a aumentar. Os baixos salários, o estado de mendicância e miséria em que as pessoas são postas, crescem relacionadamente ao que se chama de segundo efeito da globalização, emque a pobreza é vista com naturalidade.
A globalização tem um caráter de fábula porque é mostrada como um processo irreversível, que leva à rendição de todos a um único modo de vida, compatível comesse novo mundo. A mídia tem um importante papel na disseminação dessa nova cultura.
A globalização também se revela como perversidade porque traz consequências econômicas severas para os mais...
tracking img