O mundo do trabalho e tecnologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O mundo do trabalho e tecnologia
Um dos efeitos evidentes do aumento do uso da tecnologia no setor produtivo é a diminuição no número de postos de trabalho. Especialistas que pesquisam o fenômenoconcordam que uma saída para amenizar o grave impacto do desemprego sobre a sociedade é reduzir o número de horas trabalhadas, sem perda salarial. Essa, inclusive, é uma das principais reivindicaçõesdos sindicatos, tanto nos países desenvolvidos quanto nos países periféricos. No entanto, a incorporação intensiva de tecnologia no mundo do trabalho, seja na indústria, no comércio ou no setor deserviços, trouxe uma realidade mais complexa que amplia o cenßrio da pesquisa e não se restringe à redução do emprego. Ocorre, hoje, uma verdadeira revolução nas relações de trabalho e no aparecimento denovas ocupações, com profissões sendo extintas e outras, novas, criadas.
Os sinais desse processo no Brasil foram detectados no trabalho realizado para a mudança na Classificação Brasileira deOcupações (CBO), lançada em outubro de 2002. A CBO é o documento utilizado por instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) parareconhecer, nomear e codificar os títulos e o conteúdo das ocupações do mercado brasileiro. Segundo Cláudia Paiva, que chefia a divisão da CBO nessa área, o surgimento de novas tecnologias e a modificaçãodas formas de organização do trabalho exigiram a atualização do documento para o mercado de trabalho brasileiro devido às sensíveis modificações dos últimos dez anos.
A nova CBO 2002 tem uma série deinovações em relação a sua versão anterior, de 1994. Entre as novas ocupações descritas estão as relativas a áreas com perfil claramente tecnológico como biotecnologia, mecatrônica e informática. Masas mudanças na CBO incluem, também, transformações derivadas do mercado, como o crescimento dos setores de serviços culturais e de comunicações.
NOVAS FUNÇÕES. Uma das ocupações em declínio...
tracking img