o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O verbo
Eram quatro horas de uma manhã de quarta-feira e eu estava totalmente desperto na cama, olhando para o teto. Embora estivéssemos na metade da semana, parecia que o tempo não passara e que acabara de chegar. Na mesma proporção em que o sargento me irritava, eu estava especialmente impressionado com o nível de meus companheiros de retiro e achava as palestras fascinantes, a região bonitae a comida excelente.
Sempre que eu falava com Simeão, ele parecia prestar atenção a cada palavra, o que me fazia sentir valorizado e importante. Era mestre em avaliar situações, analisa-las rapidamente e chegar ao âmago da questão.
Simeão estava sentado sozinho na capela quando eu cheguei, dez minutos antes naquela quarta-feira. Seus olhos estavam fechados e ele parecia meditar, por issosentei-me numa cadeira ao seu lado, silenciosamente.
Vários minutos passaram até que ele se virasse para mim e perguntasse: − O que você tem aprendido aqui, John?
Buscando algo dizer, a primeira que me ocorreu foi: − Fiquei fascinado pelo seu modelo de liderança, ontem. Faz perfeito sentido pra mim.
- Lembre-se o que dissemos em sala de aula, John. Tudo na vida é racional, tanto verticalmente paraDeus quando horizontalmente para o próximo. Cada um de nós tem que fazer escolhas o respeitos desses relacionamentos. Para crescer e amadurecer, os relacionamentos tem que ser cuidadosamente desenvolvidos e alimentados e também do que acredita, e do que essas crenças representam em nossa vidas.
Ao final das noves badaladas, Simeão estava pronto para iniciar. – Como avisei ontem, nosso tópico hoje éo amor. Sei que talvez seja um desconfortável para alguns de vocês.
- Chris perguntou “ O que o amor tem a ver com isso?” Pois eu quero lhes dizer com minha ênfase que para compreender liderança, autoridade, serviço e sacrifício é importante conhecer esta palavra.
- É verdade, Simeão – a diretora concordou. – De fato, ontem à noite fui à biblioteca e procurei amor no dicionário. Havia trêsdefinições e eu a escrevi todas: 1- Forte afeição; 2 – ligação calorosa; 3 – atração baseada em sentimentos sexuais.
- Estou falando de um amor incondicional, baseado no comportamento com os outros, sem exigir nada troca.
- Teresa disse: “ o amor é o que o amor faz”.
Disse Simeão: - Nem sempre posso controlar como me comporto em relação a outras pessoas.
- Chris afirma – Em epistola aosCorintios fadas das características do amor, em essência, que o amor é paciente, bom, não se gaba nem é arrogante, não se comporta inconvenientemente, não quer tudo só pra si, não condena por causa de um erro cometido, não se regozija com a maldade, mas com a verdade, suporta todas as coisas, aguenta tudo.
- Vocês concordam que a linda definição de amar agapé, escrita há cerca de dois mil anos, também éuma bonita definições de lideranças de hoje?
Simeão continuou: - Depois do intervalo, eu gostaria de pedir a Teresa que trouxesse o dicionário da biblioteca para poder definir melhor esse comportamentos. Acho que os resultados irão surpreender alguns de vocês .
A diretora estava com o dicionário aberto no colo, pronta para iniciar – Simeão, procurei a primeira palavra, paciência, e ela édefinida como “mostrar autocontrole em face da adversidade”
A treinadora falou primeiro – O líder deve ser exemplo de bom comportamento para os jogadores, as crianças, os empregados ou quem quer que esteja liderando. Se o líder gritar ou perder o controle, podem estar certos de que o time também perderá o controle e tenderá agir de forma irresponsável.
Ah, saquei – o sorriso maliciosamente. – Seminhas tropas fizerem tudo errado, eu devo falar com muito jeito, sem ficar zangado. Sem dúvida vou obter muito sucesso agindo assim...
Eu acho que não é disso que estamos falando, Greg – a diretora retrucou. – O líder tem o direito de fazer com que as pessoas se responsabilize por suas tarefas, apontando suas deficiências. No entanto há várias maneiras de fazer isso sem ferir a dignidade dos...
tracking img