O monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Monge e o Executivo – Uma história sobre a essência da liderança
Desde o prólogo, este livro prende nossa atenção, pois é escrito de um modo claro e envolvente, faz com que o leitor passe arefletir sobre suas ações e, com isso compreenda melhor a vida.
No capitulo um o autor preocupa-se com as definições de poder, autoridade e limites, fazendo com que o grupo de cinco personagens que estárevendo seus conceitos com Simeão, personagem responsável por ser o grande professor do grupo criando diálogos que desenvolvem os temas, mostrando que a capacidade de ouvir é fundamental para um líder.Ao exercício da liderança e preciso tomar decisões pessoais e aplicar princípios, pois existe uma diferença entre liderança e gerencia porque líder lidera as pessoas e o gerente apenas gerencia ascoisas.
O líder influencia as pessoas faz com que a energia se mova com a sinergia fazendo um encontro acontecer. Para o autor, é a qualidade do caráter de cada pessoa que faz a importância de cadarelacionamento, pois ao trabalhar com pessoas devemos dar a importância merecida para o relacionamento para que a tarefa seja concluída com êxito obtida através da confiança, em que pensamentos emoções,ações e responsabilidades caminhem juntas.
No capitulo dois, intitulado “o velho paradigma”, a discussão perpassa inicialmente,sobre a importância de ser bons ouvintes, mostrando que seinterrompermos uma pessoa no meio de uma frase estamos passando uma mensagem negativa desvalorizando sua opinião, ressalta também que os sentimentos de respeito são essenciais para que se lidere, o autor noslembra ainda que não são as coisas materiais que nos trazem alegria na vida e que estes nos são dados de forma totalmente gratuita.
Interessante o modo como ele explica o que é paradigma, através de umfiltro através do qual posso chegar as decisões. Para o autor o líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades de seus liderados, para liderar é preciso servir, percebendo a diferença...
tracking img