O mito das cavernas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REFLEXÕES:
“Assim, quem acrescentar à opinião verdadeira de um ser a diferença que o distingue dos demais, terá adquirido conhecimento do que antes ele tinha apenas opinião. Logo, a opinião verdadeira de qualquer coisa diz respeito às diferenças”. Sócrates

1. Desenvolva uma interpretação sobre o pensamento acima e finalize com um exemplo sobre o nosso cotidiano.

A verdade éadquirida através do conhecimento. Quem não tem o conhecimento, só pode ter uma opinião que pode não ser verdadeira. Para termos uma opinião verdadeira sobre um ser, temos que conhece - lá. É como diz o ditado “Não julgue o livro pela capa”. Um exemplo do nosso cotidiano é um a pessoa que usa sempre roupa social para trabalhar, mas pode ser uma pessoa bem exótica. Ou uma mulher com tatuagens, podeser uma pessoa tímida.

2. A partir desse pensamento socrático, explicite a utilização dos conceitos de lógica, de conhecimento, de opinião e de verdade.

Lógica é quando se chega a verdade.
Conhecimento é quando nós buscamos, através de estudos ou experiências.
Opinião é dizer uma idéia sobre certo assunto.
Verdade é quando se tem exatamente certeza do assunto.

3. Escolha umdiscurso, um texto de jornal ou revista, ou alguma matéria de TV e analise seu poder de sofismar e o que é verdade ou não.

http://www.youtube.com/watch?v=Q-suSy027ec

No dia 12 de março, o Jornal Nacional, da Rede Globo publicou uma reportagem totalmente sofista sobre a queda de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF. O espaço dado ao cartola parecia mais o Arquivo Confidencial do Faustão do quepropriamente uma reportagem jornalística.
Quando Tino Marcos diz: “Ao longo de uma gestão de mais de duas décadas, a seleção tricampeã se tornou penta. Teixeira colecionou vitórias, mas também desafetos. E enfrentou denúncias”, dava as devidas proporções.
Ou seja: as denúncias ficariam entaladas em apenas alguns segundos no final da reportagem, que teve ao todo 3:26 minutos. E com todas asressalvas: “Ao longo da carreira, Ricardo Teixeira foi alvo de denúncias. Diante de todas elas, Teixeira sempre disse que as acusações eram falsas e tinham caráter político”, afirmou o Jornal Nacional.
E prosseguiu: “A denúncia mais contundente foi a de que ele e um grupo ligado à Fifa teriam recebido dinheiro de forma irregular nas negociações de uma empresa de marketing esportivo, em 1999. Viu osprocessos serem arquivados pela Justiça.”
Neste trecho, a reportagem omite um detalhe importantíssimo: é verdade, sim, que o processo do caso da empresa de marketing esportivo, a ISL, foi arquivado pela Justiça suíça. Porém, segundo a BBC britânica, o arquivamento só ocorreu porque Ricardo Teixeira e os outros envolvidos, seu ex-sogro João Havelange e o atual presidente da Fifa Joseph Blatter,assumiram terem cobrado a propina e devolveram parte do valor. E a renuncia dele, desta forma, é também uma manobra para blindá-lo e deixá-lo sem nenhuma condenação. A Justiça da Suíça já tem em mãos documentos que incriminariam Teixeira - supostamente envolvido em caso de suborno com a extinta empresa de marketing ISL. Se isso viesse à tona, a Fifa teria de abrir investigação para punir o brasileiro,mas a renúncia deve resultar no arquivamento dos processos. A Fifa alega que só pode processar seus membros, e não tem obrigação de punir quem não faça parte de seu quadro. (Lancenet, 2012)

É uma maneira válida de arquivamento de processo para a Justiça suíça – o que não pode, em hipótese alguma, ser um salvo-conduto de inocência para Ricardo Teixeira, como pareceu na reportagem.
No restanteda matéria, a suposta disneylândia que teriam sido os 23 anos de gestão dele, na visão da emissora: a matéria cita os 112 títulos em várias categorias do futebol conquistados em sua gestão e os 271 milhões de reais de faturamento da CBF.
O fato de o futebol ter sido relegado a segundo plano frente aos negócios, e da desorganização mafiosa que é o futebol brasileiro atual, com clubes com pouca...
tracking img