O mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Platão quer dizer que o conhecimento tem os olhos mais abertos, e quem possui um conhecimento maior que o dos demais consegue se sobressair e ter umpoder maior perante a sociedade. O seu saber foge daqui que e considerado “normal”. Os nossos olhos ficam doloridos pelo fato de ser algo de ser algonovo que observamos, e isso nos cega, nos assusta. E pelo medo de não saber se esse algo novo e bom ao ruim, alguns voltam a escuridão. Mas as pessoasque conheceram a luz não voltam à escuridão.

2) Pois os que conhecem a luz tem o dever de abrir os olhos daqueles que ainda estão na escuridão. Adecisão de voltar é correta, não para ficar preso na caverna, mas sim para ajudar aqueles que ainda estão presos na caverna a saírem. O conhecimentoadquirido deve ser aplicado e/ou transmitido, se não for feito assim o conhecimento não serve de nada.

3) Sim, ha o perigo pois a sociedade, provavelmente,não aceitaria as mudanças e/ou opiniões propostas pelo filosofo. Assim o filosofo pode ser mal entendido e julgado erroneamente. Tanto o rei-filosofoquanto o da democracia possuem riscos, pois ambos podem ser falhos perante seus objetivos, visto que há dificuldades para o filosofo guiar o povo e o dademocracia de ser igual a todos. De acordo com o método de Platão e que o governante sempre esta apto a governar, pois eles tem a formação necessáriapara governar. Mas, de acordo com esse método, polcas pessoas teriam a oportunidade de ter tal formação e, consequentemente, poucos poderiam opinar.
tracking img