O mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DE CONTO MITOLÓGICO – CAIXA DE PANDORA (18/09/2011)


Caixa de Pandora é um mito grego, no qual é narrado a chegada da primeira mulher à Terra e,com ela, a origem de todas as tragédias humanas.
Os titãs Prometeu (prudente) e seu irmão Epimeteu ( aquele que vê depois, que reflete tardiamente) criam ahumanidade.
Depois da ira de Júpiter contra Prometeu, que lançou o fogo ( luz da alma) para que a humanidade adquirisse a “consciência”, foi criada por filhos de Júpiter,a primeira mulher – Pandora ( a que possui todos os dons) com o propósito de vingança contra Prometeu e seu irmão por desobedecerem a Júpiter.
Epimeteu recebeuPandora que estava com uma “caixa”, a qual Júpiter fechara herméticamente, ambos presentes. Epimeteu foi seduzido pela beleza de Pandora, assim como Adão foiimpulsionado por Eva a comer da maçã ( consciência), levando-os a serem expulsos do Paraíso e a sofrerem todas as tragédias e dores do mundo.
Com curiosidade, tipicamentefeminina, Pandora abrira a “caixa”, na qual estava guardada todas as doenças, vícios, sentimentos ruins,os sete pecados capitais: Inveja, Gula, Avareza, Ira, Luxúria,Preguiça e a Soberba. Mas também estava dentro da “caixa” a Esperança, que Pandora trancara.
Em sentido figurado, Caixa de Pandora é usado quando se quer dizerque alguma coisa, sob uma aparente inocência ou beleza, é na verdade uma fonte de desgraças. As aparências enganam.
Hoje, tem-se os super-heróis, o Bem e a Justiçacontra o Mal. Tem-se também, as Drogas, Guerras, Doenças, Traição, Preconceito, Vaidade e Individualismo humano.
Só resta a Esperança que é “a última que morre”.
tracking img