O mercado de franquias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


O presente trabalho acadêmico intitulado Projeto Integrador tem por mérito promover o aprendizado educacional num formato inovador, que enriquece o entendimento, põe o educando numa maior proximidade da realidade e possibilita novos meios de interação social. Por outro lado, mas não menos importante, os conteúdos das disciplinas se relacionam para a ampla compreensão dotema estudado, sendo elas: Pesquisa de Mercado, Contabilidade aplicada à Administração, Matemática Financeira e Fundamentos de Direito. Cada área contendo suas particularidades, cada uma prestando contribuições específicas de conhecimento, mas todas à serviço de uma Administração de excelência no mundo de negócios modernos.


O Sistema de Franquias, tema proposto pelo ProjetoIntegrador, é abordado de maneira abrangente pelas principais características de funcionamento, conceito, classificação, etc, a titulo de esclarecimento geral desse modelo de negócios. Esse estudo também proporciona a visualização do panorama mercadológico do Franchising, bem como o segmento dos chamados produtos HPPC – higiene pessoal, perfumaria e cosméticos – com dados de pesquisafornecidos pelos mais importantes núcleos do setor: a Associação Brasileira de Franchising ( ABF) e a Associação Brasileira da Industria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).


Pesquisas exclusivas foram realizadas para a coleta de dados primários na cidade de Valença, voltadas para captação da percepção do público-alvo da Água de Cheiro, franquia particularmente estudadano projeto, e para elaboração do planejamento estratégico básico; foi realizada ainda uma entrevista especial com o gestor da empresa, o empreendedor Emanoel Cairo, entre outros pontos fortes da disciplina Pesquisa de Mercado.


Dentro da disciplina Contabilidade aplicada à Administração, temos o enfoque nos termos contábeis que todo empreendedor deve observar, como investimentoinicial, viabilidade, prazo de retorno, lucratividade, rentabilidade, estoque, capital de giro, despesas fixas e variáveis, custos diretos e indiretos, taxas, impostos, entre outros registros contábeis que também fazem parte da rotina de uma franqueada.


Para Matemática Financeira realizamos cálculos das taxas de juros de mercado, o prazo de pagamento, valor das parcelas e sistemade amortização na escolha e obtenção de empréstimo para financiamento de todos os gastos envolvidos na aquisição, manutenção e gestão iniciais da franquia.


Na área jurídica, pesquisou-se sobre a lei que regulamenta o Franchising, a chamada Lei das Franquias, Lei 8.955/94, que estabelece direitos e obrigações entre franqueadores e franqueados, dentro de um plano jurídico conhecidocomo franchising. Destaque para a Circular de Oferta de Franquia ( COF) e análise das cláusulas do Contrato de Franquia.


Sem dúvidas um trabalho complexo, desenvolvido em equipe, que por isso mesmo não tem a intenção de esgotar o assunto, antes explaná-lo de maneira abrangente. Como já foi dito, um dos êxitos desse projeto interdisciplinar está na aproximação de um ambiente concretoe real. Portanto, a culminância se dará na noite de apresentação, na qual, a equipe estará interagindo com o público, empenhada na exposição do assunto, abordando várias questões, as apontando especificidades do sistema, num intenso momento de troca de informações, experiências, aprendizado e de valiosa interação social, instante em que realmente acontece a apropriação do conhecimento.Sistema de Franquias


1.1 Conceito

Franquia (do inglês Franchising) é um sistema de comercialização e distribuição de produtos ou serviços baseado em estreita e contínua parceria entre duas empresas jurídicas (Franqueador e Franqueado). É uma estratégia para distribuição e comercialização, conforme a formatação da franquia, a qual...
tracking img