Projeto tcc - shopper mkt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema

Problema
Este trabalho visa compreender e explicar quais inovações o conceito de Shopper Marketing impõe nas práticas do Trade Marketing nas empresas.

Justificativa
O mercado de varejo assumiu, ao longo dos últimos anos, uma importância crescente nos resultados das empresas brasileiras. Por conta deste crescimento, as principais players do setor passaram a figurar a lista de maioresempresas privadas do Brasil, como é o caso do Carrefour e do Pão de Açúcar.
Por conta desta força varejista, empresas dependentes do varejo como canal de distribuição traçam estratégias específicas visando atrair a atenção de clientes para o seu produto, no momento de decisão da compra. Estratégias como ações promocionais para o canal, posicionamento na gôndola e utilização de materiais deponto-de-venda são da responsabilidade dos profissionais do Trade Marketing, buscando destacar o produtoaosos olhos do consumidor durante o período em que este está expsoto na loja.
Enquanto estratégias bem traçadas de Trade Marketing colaboram com o sucesso das empresas, novos conceitos surgem para assegurar vantagens competitivas para as empresas. É o caso do Shopper Marketing, ainda poucodivulgado no País.
. Porém, não são todas que trazem resultados relevantes e capazes de agregar valor para as empresas. Por este motivo, esta monografia buscará avaliar quais inovações as estratégias de Shopper Marketing disponibilizam às empresas e quanto elas podem impactar em seus resultados e estratégias no canal de distribuição varejista.

Problema
Quais inovações o conceito de ShopperMarketing pode impor às estratégias conhecidas de Trade Marketing?

Hipóteses
Após o término da pesquisa bibliográfica e consolidação dos resultados obtidos, espera-se obter como conclusão um destes resultados listados a seguir:
1. As estratégias apresentadas pelo Shopper Marketing são inovadoras e capazes de garantir vantagens estratégicas para as empresas brasileiras, e por isso, fundamentaispara o funcionamento das empresas;
2. As estratégias apresentadas pelo Shopper Marketing são inovadoras, porém são pouco relevantes e não apresentam evolução considerável para o assunto, e portanto, não são capazes de influenciar o resultado das empresas;
3. O conceito de Shopper Marketing não apresenta ideias inovadoras das já utilizadas pelo Trade Marketing no mercado.
4.Objetivos
Ao término deste trabalho, espera-se atingir os objetivos a seguir:
* Objetivo Principal:
Compreender e explicar quais as novidades apresentadas pelo Shopper Marketing e avaliar se são relevantes para as empresas e capazes de desenvolver estratégias que garantam vantagem competitiva para as principais concorrentes;
* Objetivos Secundários:
1. Explicar a importância do canal deautosserviço para as empresas brasileiras de bens de consumo no século XXI;
2.
3. Avaliar a importância do Trade Marketing e suas limitações;
4. Conceituar o merchandising no canal de distribuição;

Delimitação
Devido ao monento vivido no varejo, que traz à tona novos conceitos, bem como evolução dos já existentes no mercado, esta monografia apresenta a delimitação temporalaproximada de cinco anos após a sua conclusão, podendo estar desatualizada após este período.
Por se tratar de um levantamento teórico com o foco no mercado brasileiro, este trabalho é delimitado para o espaço no território do País, para as empresas que dependem da ação do Trade Marketinge no canal varejista.

Referencial Teórico
Juracy Parente é uma das principais referências quando se falaemvarejo no mercado brasileiro. Segundo ele, o varejo consiste em (2010, p.22): “todas as atividades que englobam o processo de venda de produtos e serviços para atender a necessidade pessoal de um consumidor final”.
Parente cita ainda importância deste mercado na atualidade:
Com o acelerado ritmo de consolidação que vem caracterizando as atividades varejistas brasileiras, um número crescente de...
tracking img