O menino no espelho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAP 1
Início da República velha:
Os modelos em disputa durante os primeiros anos após a proclmação República:
* Modelo positivista: queria a centralização do fedelalismo. E era predominante entre os militares.
* Modelo liberal: queria a descentralização do fedelalismo. E era predominante entre cafecultores paulistas.
* Modelo jacobino: queria a partipação maior do povo. E erapredominante entre classe média urbana.
República Espada:
Era governada pelos soldados, pois esse revolta era chamada de república Espada. E os princiais eram Mal. Deodoro da Fonseca e Mal. Floriano Peixoto.

Encilhamento:
Foi uma reforma financeira pelo governo provisório que teve um obhetivo crescimento econônico e o desenvolvomento industrial. Tal Política gerou grande especulação financeiracausou crise.

Operários em movimento:
Nessa época surgiram as primeiras associações de operários com influência de ideias socialistas e anarquistas. E esses associações eram seguidos pelo Estado.

Primeira Constituição republicana:
Com a essa contituição teve divisão em estados, divisão em poderes (executivo, legislativo e judiciário), voto aberto para maiores do que 21 anos com esseção deanalfabeto e soldades e religiosos.

Primeira Revolta da Armada:
Mesmo ganhando a eleição, o Deodoro não tinha apoio político suficiente para governar porque sofria oposição dos coroneis. Pois ele deciciu a fechar o Congresso e prender principais líderes que desrepeitava a Constituição. o Almirante Custódio de Melo, então, estacionou uma frota na Baía de Guanabara ameçando bombardear acidade. Para evitar uma guerra civil o presidente renunciou em 23 do mesmo mês. Assumiu a presidência o vice que apoiara os revoltosos.

Segunda Revolta da Armada:
Estendeu-se até Santa Catarina, articulando-se com a Revolta Federalista, e envolveu efetivos bombardeios com inúmeras baixas justamente porque Floriano Peixoto também desrespeitou as disposições constituicionais para se efetivar napresidência.

Revolução fedaralista:
Ocorreu no sul depois da proclamação da República. e teve como causa a instabilidade política gerada pelos federalistas.
Empenharam-se em disputas sangrentas que acabaram por desencadear uma guerra civil e que foi vencida pelos pica-paus, seguidores de Júlio de Castilhos.A divergência teve inicio com atritos ocorridos entre aqueles que procuravam a autonomiaestadual, frente ao poder federal e seus opositores. A luta armada atingiu as regiões compreendidas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
CAP 2
Oligarquias:
São um período que os cononelismo teve muitos poderes e organizavam suas próprias forças militares.

Política do café com leite:
É um política q MG(leite) e SP(café) lideravam a vida política, por causa do EUA e Europa quecompravam bastante café porque no café tinha cafeina.

Clientelismo:
Os coroneis pagavam salários miseráveis mas ofereciam favores constantes transformado seus empregados em depoendentes.

Voto Cabresto:
Voto aberto e os empregados do coroneis (jagunços) fizeram preção para que o pessoa votasse no pessoa que os coroneis desejavem.

Convênio de Taubaté (começo da decadência):
Era umreunião dos coreneis sobre os cafés que estavam sobrando por causado superprodução. E com esse reunião decidiu para que o governo comprar todos cafés e quando preço subisse vender-los. E esse proposta foi aceita que o preço do café não ia cair. E os estoques do café do governo aumentavam e não tinha tempo para vender os cafés. Desse jeito os coroneis tinha lucros mas o governos cada vez ficouprejuízo.

Imigrantes:
Teve muitos imigrantes que vinha ao Brasil em busca de trabalho e condição de vida melhores. E principalmente os italianos e portugueses e espanhois foram imigrados. E com a vinda do imigrante desencadeou mudanças (rotina de trabalho ou moradia) principal mente nos regiões Sudeste e Sul.

Industrialização:
A cafecultura foi importante para crescimento das cidades, mas por...
tracking img