A postura do docente no ensino superior na era da informação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DOUGLAS ALEXANDRE FERREIRA
















A POSTURA DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NA ERA DA INFORMAÇÃO














Trabalho final apresentado à Universidade Castelo Branco como requisito para obtenção do certificado de Especialização em Docência no Ensino Superior











RIO DE JANEIRO
2010

DOUGLAS ALEXANDRE FERREIRAA POSTURA DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NA ERA DA INFORMAÇÃO














RESUMO

O presente trabalho de monografia tem por objetivo elucidar o perfil do docente no ensino superior na atualidade, tendo em vista a era da informação. Dar uma visão geral de como o docente se situa no âmbito de sua formação e quais necessidades para que ele possa atender as necessidadesproveniente de demandas da educação, da sociedade e das aceleradas mudanças e transformações pela qual passa a sociedade moderna. Aborda ainda aspectos pedagógicos no ensino superior, bem como explora o ambiente de sala de aula focando na relação aluno-professor, professor-aluno e aluno-aluno, verificando pontos como integração e inclusão dos alunos no ensino superior. Por fim apresenta o modeloatual de avaliação e feedback, propondo, com base em autores renomados alternativas, a busca por melhoria contínua não só do processo avaliativo, mas o educacional de uma forma geral.

Palavras-chave: Docência. Transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade. Integração. Avaliação



LISTA DE FIGRUAS

Fig 1. Gráfico evolução anual da quantidade de novos cursos dos 5 primeiros estados. 14Fig. 2. Evolução anual por titulação 15


LISTA DE TABELAS

Tabela 1. Evolução de cursos novos






SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 7
1.O PERFIL DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR 9
1.1. Preparação e Formação do Docente. 9
1.2. Postura Pedagógica. 14
1.3. O Docente, a Informação e a Tecnologia da Informação 21
2. A RELAÇÃO DOCENTE DISCENTE NA ATUALIDADE 24
2.1. A Expectativa do discente, relaçãoaluno-professor. 24
2.2. Inter e Transdisciplinaridade e como aplicar o conhecimento. 28
3. INTEGRAÇÃO E AVALIAÇÃO 35
3.1. Integração e Inclusão. 35
3.2. Avaliação Contínua, feedback e motivação 39
4. CONCLUSÃO 42
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 45



INTRODUÇÃO

O trabalho aqui apresentado enfoca a postura do docente no ensino superior na atualidade, levando-se me conta a era dainformação e comunicação, bem como as grandes e rápidas transformações que ocorrem na sociedade moderna, cada vez mais participativa e exigente.
O mundo desde que o conhecemos e passamos a estudá-lo, passou e passa por constantes transformações, econômicas, políticas e sociais, e toda transformação corresponde a um processo de mudança.
No período seguinte ao mundo pós-guerra, foi notável ocrescimento no que tange a tecnologia, sob todas suas vertentes, e acirrado por uma guerra fria, geram problemas, mas paradoxalmente trouxeram benefícios para a humanidade. Mais precisamente da década de 80 até os dias de hoje, a tecnologia da informação e a comunicação, tiveram avanços significativos, que refletem de uma maneira geral no comportamento do ser humano. Outras mudanças surgiram e paradigmasforam definitivamente quebrados, para citar temos: Governos na América do Sul deixaram de ser ditatórias, e passaram a exercer a democracia e por consequência a liberdade de se expressar tomou força. A mulher deu seu grito de liberdade e conquistou seu espaço na sociedade. Soma-se ainda a era da globalização, onde a informação é “real time”.
A educação e a sociedade, nesse diminuto contextohistórico de mudanças, sofreram transformações, com influências recíprocas, onde tudo ocorre de maneira muito rápida, e o que era presente se torna passado em espaços de tempos cada vez menores. Um mundo onde as pessoas estão mais informadas, e a troca de informações atravessam fronteiras continentais.
De fato o acesso a informação, faz com que as pessoas estejam cada vez mais informadas, exigentes e...
tracking img