O menino do pijama listrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Literária
Obra: O Menino do Pijama Listrado.
Autor: John Boyne.
Edição: 1ª
Editora: Companhia das Letras

O Menino do Pijama Listrado
]O menino do Pijama listrado é uma historia que se passa em 1940, meados da Segunda Guerra mundial. A principal personagem deste enredo é Bruno, um garotinho de nove anos de idade que mora em Berlin com a mãe, a irmã de 12 anos, a governanta da casae o pai, um comandante Nazista que é promovido a Diretor de um campo de concentração.
No inicio do livro, Bruno chega em casa e percebe uma movimentação diferente, sua mãe responde que vão dar uma festa para comemorar o novo emprego do pai, logo em seguida ele é comunicado pelo pai que vão se mudar para uma região campestre e que precisa se despedir dos amigos, o garoto não fica animado com onovo emprego do pai e com a ideia de não ver mais os colegas da escola, no entanto ele não é o único desanimado com as mudanças, sua avó paterna também não demonstrava contentamento durante a festa, pelo contrario, estava muito decepcionada com o filho e seu novo trabalho.
O garoto chega à casa nova e não gosta da aparência da mesma, descobre que pela janela do seu quarto consegue visualizar umafazenda com fazendeiros e crianças estranhas que ficavam o dia todo de pijama. Bruno então pergunta ao pai quem eram aquelas pessoas e se ele podia brincar com as crianças, seu pai responde que eles não são considerados como gente, e que ele não podia chegar perto da fazenda, e achou melhor trancar a janela do quarto do menino.
A mãe de Bruno nunca o deixava brincar na parte de trás do quintal eisso o deixava ainda mais intrigado, um dia ele estava brincando no balanço na parte da frente e percebeu uma fumaça fedida saindo de uma chaminé, curioso e explorador como era, acaba caindo do balanço e é socorrido por um dos judeus que trabalhava dentro de sua casa, ele era medico antes de ser preço no campo, então acabou fazendo um curativo no machucado do garoto e ganhando a gratidão de suamãe.
Bruno e sua irmã estudavam em casa, e seu professor focava seus estudos em livros de historia, principalmente da Alemanha, e não de aventura como o garoto gostava, e sempre dizia para Bruno concentrar sua mente no mundo real e não em fantasias. E foi a partir de então que sua irmã começou a mudar seus pensamentos e deixou de se interessar em bonecas, se preocupando mais com sua nova amizade, umdos soldados, e nos estudos, ela acreditava que não devia ficar brincando com bonecas quando tinha pessoas arriscando suas vidas pela pátria.
Bruno continuava com suas explorações e fantasias, e foi assim que ele chegou ate o lado de trás da casa e achou a fazenda com pessoas de pijama, chegando perto da cerca de arame farpado ele conheceu Schmuel, um garoto judeu com a mesma idade dele, queestava preço no campo de concentração com sua família, os dois tornaram-se amigos e Bruno sempre que conseguia fugir da mãe ia se encontrar com Schmuel para brincar, mais nunca deixava de levar algo de comer para o novo colega.
Conversando com o amigo, Bruno descobre que Schmuel é um judeu, e que ele não gostava de soldados como seu pai, descobriu que aquelas roupas não eram pijamas, que as cercasnão eram para animais, e sim para as pessoas de dentro do campo de concentração, percebe e compara que o pai de Schmuel que era relojoeiro agora consertava botas, também mudou de profissão como o judeu que era medico e agora descascava batatas em sua casa.
Bruno começa ficar confuso com tanta informação para uma criança de sua idade, pois vivia escutando sua irmã falando que os judeus não prestavame que eram inimigos, e ao mesmo tempo começou achar que seu pai era um homem ruim, tirando conclusões com as coisas que ele ouvia do amigo. Ele não entendia porque o judeu que trabalhava dentro da sua casa era medico, e agora tinha que descascar batatas e apanhar tanto, não entendia porque Schmuel era tão infeliz, se os vídeos de propagandas nazistas passados por Hitler a classe média...
tracking img