O menino do pijama listrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução





O Menino do Pijama Listrado é um livro que conta a história de um garoto alemão que morava em Berlim, chamado Bruno. Ele era filho de um sargento aliado ao Hitler. Então tiveram que se mudar para perto de um lugar onde Bruno encontraria seu melhor amigo de toda sua vida, o Shmuel, um menino judeu vindo da Polônia e vítima do holocausto.
Iremos apresentar, neste trabalho,uma breve análise sobre o livro. Contendo os focos narrativos do romance, os aspectos da história, algumas figuras de linguagem encontradas no livro, uma crítica comparando o livro com o filme que foi baseado no mesmo e, por fim, o roteiro, adaptado ao livro, que foi utilizado para gravar a encenação.



O menino do pijama listrado

No romance “O menino do pijama listrado” encontramos o foconarrativo narrador observador, pois ele não é um personagem, está apenas observando tudo. Nos trechos do livro se encontra a terceira pessoa, o que leva a ser um romance com este foco narrativo. Como podemos ver nestes exemplos:
“Ele foi vagarosamente até as escadas segurando o corrimão.”
“Ele olhou para a distância e seguiu alguns passos lógicos e, ao fazê-lo, percebeu que as pernas nãoestavam funcionando direito.”
O autor utiliza uma linguagem conotativa, pois é uma linguagem que está presente em obras literárias, poesias, etc. e também por ter várias figuras de linguagem, o que indica conotação.
O romance fala da época da 2ª guerra mundial, quando ocorreu o Holocausto, que foi um massacre que a raça ariana (alemães) executou contra os judeus que eram considerados pessoasinferiores, ele fala do cotidiano dos judeus e do cotidiano dos soldados.
O autor passa uma simplicidade que encontramos nos personagens que não tem muitas características, seja tanto físicas quanto psicológicas, os lugares também são descritos com muita simplicidade, ou seja, não são cheios de características, isso faz com que o romance seja muito mais fácil de ser lido.
O romance se passa na década de40 que foi quando a 2ª guerra mundial “estourou”, nessa época ocorreu o Holocausto (massacre dos judeus), foi também nesta época que os alemães conquistaram vários países ao seu redor, tais como a Polônia que foi citada no livro.

Figuras de Linguagem encontradas no livro:

1. “Embora ele se esforçasse pra não ser um daqueles meninos que gastavam o tempo todo olhando para o buraco dasfechaduras e escutando conversas pelas chaminés.” – Hipérbole.

2. “Afinal, coincidências como essas aconteciam, como, por exemplo, o fato de os dois fazerem aniversário no mesmo dia.” – Comparação.

3. “Mas a chuva não deu sinais de enfraquecimento e até golpeava com maior força as janelas. Bruno observou a janela durante o almoço na cozinha, quando estava chorando definitivamente menos, e até viuum raio de sol saindo de trás de uma nuvem escura.” – Prosopopéia.

4. “Se não eram os soldados felizes, sorridentes e gritalhões nos seus uniformes, então eram as pessoas infelizes e choronas de pijama listrado.” – Antítese.

5. “Quando a mãe ficou sabendo, disse que a avó se reviraria no túmulo se soubesse daquilo.” – Paradoxo.

6. “Eu conheço Pavel. Já conversamos inúmeras ocasiões”. –Hipérbole.

7. “Pavel não é mais um médico, mas ele foi. Em outra vida”. – Antítese.

8. “Tudo o que ele quer é que estudemos história e geografia”. – Metonímia.

9.







Crítica “Livro versus o Filme”


A partir da leitura do livro “O Menino de Pijama Listrado” tivemos uma primeira impressão do contexto, e criamos várias expectativas sobre o filme. Após termos assistido o filmemuitas das nossas expectativas não se concretizaram, porém alguns aspectos importantes foram criados para a melhor compreensão do filme, pois sua base não pode ser encontrada no livro.

Contras: Livro X Filme

► Em uma parte do livro o autor descreve a personagem Gretel, como sendo muito cruel com seu irmão, que nem se quer fala com ele; porém no filme a várias cenas que eles se abraçam e...
tracking img